Continental lança solução com IA para medição de sulcos em pneus
ZF Aftermarket apresenta soluções sustentáveis para o mercado de reposição automotiva
Empresa aposta na remanufatura de peças e logística reversa como parte de sua estratégia de sustentabilidade no setor.
A ZF Aftermarket destacou suas soluções sustentáveis na Automechanika Frankfurt 2024, apresentando iniciativas como a remanufatura de peças automotivas usadas e o processo de logística reversa otimizado, chamado CorExpedia. A remanufatura economiza recursos e reduz emissões de CO2 em comparação à produção de novas peças, sendo um pilar da estratégia de sustentabilidade da empresa. Com o selo ZF REMAN, a empresa aumentou a visibilidade de seus produtos remanufaturados em todas as marcas premium.
A sustentabilidade da ZF está alinhada a modelos de negócios circulares, que visam usar menos recursos por mais tempo. Ao final da vida útil de um produto, ele pode ser reparado, reutilizado, remanufaturado ou reciclado, fechando o ciclo e contribuindo para a redução de resíduos e emissões de CO2. A empresa também apresentou iniciativas que fortalecem essa estratégia.
O selo ZF REMAN reflete a crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado de reposição automotiva. As peças remanufaturadas seguem padrões industriais rigorosos, com o mesmo nível de qualidade e funcionalidade de peças novas. Além disso, a ZF oferece um período de garantia igual ou superior ao das peças novas, o que garante segurança para oficinas e clientes.
A plataforma CorExpedia, por sua vez, facilita a devolução de peças usadas pelas oficinas, otimizando a logística reversa. Com uma interface simples e intuitiva, a ferramenta já demonstrou aumentar a eficiência na devolução de peças da marca WABCO e agora está sendo expandida para o portfólio da marca SACHS.
Segundo Tomasz Galazka, head de estratégia de remanufatura e desenvolvimento de negócios da ZF Aftermarket, o objetivo é expandir continuamente o portfólio de peças remanufaturadas, contribuindo para a preservação de recursos e a redução de emissões.
Foto: Divulgação