Wilson Sons realiza docagens simultâneas de três embarcações no Guarujá
Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons realizou docagens simultâneas de três embarcações, de armadores distintos, em seus estaleiros, no Guarujá (SP), localizados no Porto de Santos, principal complexo portuário da América Latina. Mais de 120 profissionais participaram dos atendimentos, que contaram com o uso de tecnologias de ponta e duraram 15 dias.
As três embarcações docadas operam nas Regiões Sudeste (nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Sul (Santa Catarina). As manutenções programadas incluíram serviços, como a medição e troca de chapas de aço e anodos, tratamento e pintura interna (tanques e compartimentos) e externa (cascos), revisão de válvulas, reparos nos sistemas de propulsão e nos motores das embarcações.
“Além da excelência dos serviços executados pelos profissionais, devemos destacar a capacidade e eficiência da estrutura dos nossos estaleiros”, disse o diretor-executivo da divisão de Estaleiros da Wilson Sons, Adalberto Souza, que complementou: “Nesta oportunidade, trabalhamos com três armadores diferentes que ressaltaram a qualidade e pontualidade do nosso trabalho, garantindo assim os elevados padrões de segurança das embarcações e o excelente desempenho operacional”.
Além das três docagens simultâneas, a companhia está construindo, em seus estaleiros, no Guarujá, um novo rebocador com tecnologia mais sustentável, o WS Onix. A embarcação faz parte de um ciclo de construção de seis rebocadores pioneiros no Brasil, com padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional. O novo projeto de casco das embarcações permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma diminuição estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.
Cinco desses rebocadores, que possuem mais de 90 toneladas de tração estática, já foram entregues, a partir de julho de 2022 (WS Centaurus, WS Orion, WS Rosalvo, WS Castor e WS Dorado, batizado em março). As novas embarcações já realizaram, no total, mais de 3.500 manobras em apoio a atracações e desatracações de navios na costa brasileira. O WS Onix, por sua vez, será lançado ainda este ano.
Comporta intermediária do sistema de diques
Há mais de 80 anos, atuando no Porto de Santos, a companhia possui em seu estaleiro, entre os principais diferenciais operacionais para executar os serviços de docagens de forma simultânea, a comporta intermediária do sistema de diques. Presente apenas no estaleiro da Wilson Sons, sua principal função é proporcionar flexibilidade operacional, permitindo o movimento de embarcações e a capacidade de alagar o dique de forma parcial, de acordo com a necessidade dos serviços.
A estrutura é usada para controlar o nível de água entre diferentes seções e regular o processo de alagamento, o que possibilita benefícios importantes. A tecnologia permite que as embarcações tenham movimentações mais eficientes – utilizando os recursos do estaleiro, sem a necessidade de equipamentos externos. Além disso, as equipes têm mais facilidade de acesso ao casco e ao interior da embarcação. Isso resulta em tempos de docagem reduzidos e uma utilização mais eficiente dos recursos nas operações de manutenção, reparo e inspeção, aumentando a velocidade e a qualidade dos atendimentos, além de reduzir os custos.
A contribuição para a sustentabilidade ambiental é outra vantagem da comporta intermediária. A capacidade de controlar o nível da água durante a docagem minimiza o desperdício e garante a segurança.
Aumento dos serviços de docagem
Entre 2022 e 2023, o número de docagens aumentou 33%; e a expectativa é que a taxa de crescimento se mantenha este ano. Os dois estaleiros, no Guarujá, que totalizam 39.000 m², são especializados na construção, conversão, manutenção e reparo de embarcações, sendo a única empresa a possuir um dique seco, no Porto de Santos, oferecendo soluções pioneiras e inovadoras nos serviços.
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