Preços mais altos e menor vacância em escritórios da Barra Funda
Widelabs lança IA robusta em português brasileiro
Primeiro modelo de linguagem grande desenvolvido no Brasil foca no português e promete revolucionar diversos setores.
A Widelabs, empresa brasileira especializada em inteligência artificial, lançou o Amazônia IA, um modelo de linguagem grande (LLM) robusto em português brasileiro. Desenvolvido com a tecnologia da Oracle e NVIDIA, e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o projeto foi apresentado oficialmente durante a 5ª Conferência Nacional de CT&I, em Brasília.
Nelson Leoni, CEO da Widelabs, destaca que o Amazônia IA é um marco para o Brasil, democratizando o acesso à tecnologia de inteligência artificial e impulsionando a inovação em setores como educação, saúde e segurança. O modelo reduz a dependência de soluções estrangeiras e fortalece a indústria nacional, além de contribuir para a preservação da cultura e da língua portuguesa.
Treinado com uma vasta base de dados em português brasileiro e utilizando uma infraestrutura de ponta fornecida pela Oracle, o Amazônia IA oferece alta qualidade e escalabilidade. Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, ressaltou a importância da segurança e performance da infraestrutura usada. Marcio Aguiar, da NVIDIA, elogiou a utilização de GPUs H100 e frameworks que respeitam as nuances do português brasileiro.
Além de seguir as melhores práticas regulatórias globais e as discussões nacionais sobre proteção de dados, o Amazônia IA oferece um chat no site oficial (www.amazoniaia.com.br) a partir de 5 de agosto de 2024, com uma versão premium e API disponíveis a partir de setembro.
Foto: Rodrigo Nunes