West Cargo investe em tecnologia para prevenir acidentes

 West Cargo investe em tecnologia para prevenir acidentes
Empresa adota telemetria e câmeras de IA para reduzir sinistros no transporte rodoviário.

No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou 29.435 sinistros de trânsito envolvendo 85.549 pessoas, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego em MG (Abramet), divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Entre os casos, 8.993 colisões envolveram caminhões, o equivalente a um acidente a cada meia hora. A principal causa desses incidentes é a falta de reação do condutor devido ao sono ou a reações tardias e ineficientes.

Para mitigar esses riscos, a West Cargo, empresa especializada em transporte rodoviário de cargas, lançou o Programa Acidente Zero (PAZ). A iniciativa inclui a adoção de sistemas de telemetria e câmeras com Inteligência Artificial (IA) para monitoramento em tempo real. Os dispositivos identificam sinais de risco externo, como alerta de pedestres, distância do veículo à frente, desvio de faixa, risco de colisão e sinais de fadiga, emitindo alertas sonoros para o condutor.

Segundo Fabiano Perazzoli, diretor de operações da West Cargo, a implantação da tecnologia tem como objetivo aumentar a segurança, melhorar a eficiência operacional e aprimorar o monitoramento da frota. “Agora podemos analisar os comportamentos de direção, detectar situações de risco e gerar insights para prevenir acidentes. Toda nossa frota já está equipada, e novos veículos só entram em operação após a instalação dos dispositivos”, afirma.

O setor de transporte e logística está cada vez mais integrado e enfrenta desafios crescentes, exigindo uma atuação socialmente responsável de transportadores, embarcadores e operadores logísticos. Para Perazzoli, o videomonitoramento alia competência operacional à segurança do motorista e da sociedade.

“Nosso objetivo é elevar os padrões de segurança e eficiência, utilizando a tecnologia para tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. Essa tendência deve ser adotada por todo o setor para aprimorar operações, melhorar a segurança viária e preservar a saúde dos colaboradores e da população”, conclui.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados