VLI reduz emissões de gases de efeito estufa em mais de 7%
Companhia avança em metas ambientais e sociais, destacando-se na eficiência energética e na promoção da diversidade na liderança.
A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, divulgou seu quarto Relatório de Sustentabilidade, destacando uma redução superior a 7% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) por tonelada transportada, com base no ano de 2020. Esse progresso faz parte do compromisso da empresa de reduzir 15% das emissões específicas de GEE até 2030.
Conforme explicado pela diretora-executiva de Gente, Inovação e Sustentabilidade, Rute Melo Araújo, a empresa integra metas ESG à remuneração dos executivos e promove uma gestão abrangente dessas metas em todos os níveis da organização.
Além disso, a VLI vem implementando projetos de inovação tecnológica para aumentar a eficiência energética de suas operações ferroviárias, resultando em uma melhora de 35% nas ferrovias que opera. Entre os projetos destacam-se a compra de novos vagões e locomotivas, e a implementação do sistema Leader, uma tecnologia semi autônoma que otimiza o consumo de combustível sem comprometer a segurança operacional.
A VLI atingiu a marca de 1.500 mulheres em seu quadro de funcionários, com 25% delas ocupando cargos de liderança. A empresa também antecipou a meta de redução de consumo de água nova e alcançou 60,2% de compras com fornecedores locais, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua.
Foto: Divulgação