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Velsis testa sistema de pedágio Free Flow na BR-277
Projeto em parceria com a Via Araucária visa promover inovação tecnológica e eficiência no trânsito, com testes no Paraná.
A Velsis, empresa de tecnologia em mobilidade, está testando pela primeira vez um sistema de pedágio de livre passagem, conhecido como free flow, no quilômetro 138 da BR-277, em São Luiz do Purunã, Paraná. O projeto é realizado em parceria com a Via Araucária e busca avaliar a viabilidade do modelo no Brasil.
Embora o sistema esteja em fase de testes, os usuários continuam pagando a tarifa na praça de pedágio com cancela. O anúncio da parceria foi feito durante o 3º Workshop Free Flow, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no dia 26 de novembro, em Brasília.
Segundo Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária, o projeto representa um avanço significativo na adoção de tecnologias nacionais. “Embora não faça parte de nossa obrigação contratual, entendemos que essa parceria fomenta o desenvolvimento da indústria local para inovações”, afirmou. O pórtico instalado na BR-277 deve registrar um fluxo médio de 16 mil veículos por dia, sendo até 40% de veículos comerciais, com desafios adicionais, como a neblina na região.
O free flow permite a cobrança de pedágio sem a necessidade de praças físicas. Regulamentado pela Lei 14.157/21, o sistema utiliza scanners 3D e câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para identificar veículos. A cobrança pode ser feita via tag instalada no para-brisa ou leitura da placa, com pagamento por pix, cartões ou outras opções previstas em lei.
“O sistema traz maior conveniência aos motoristas, melhora a fluidez do trânsito e torna a coleta de tarifas mais eficiente”, explica Guilherme Araújo, presidente da Velsis.
Entre os benefícios estão a redução de congestionamentos, maior segurança viária, menor impacto ambiental e custos operacionais mais baixos. Além disso, o sistema elimina a necessidade de desapropriações e manipulação de dinheiro. Os desafios incluem garantir a correta identificação e classificação dos veículos, já que não há separação física entre faixas.
A ANTT implementou o sandbox regulatório, que permitiu os testes com a tecnologia free flow em diferentes rodovias, alinhando o projeto às políticas de concessões do Ministério dos Transportes. A iniciativa busca otimizar contratos, reduzir riscos de investimento e expandir o modelo para regiões menos contempladas.
Foto: Divulgação