Empresas de transportes de cargas em MG adotam ESG como diferencial competitivo
Unidade de Guarulhos da Continental comemora 65 anos com foco em inovação e sustentabilidade
Planta mais antiga do Brasil é destaque pela modernização tecnológica e iniciativas sustentáveis.
A unidade de Guarulhos da Continental, especializada em tecnologias e serviços para mobilidade, comemora 65 anos de história. Inaugurada em 1959, é a planta mais antiga do Brasil e responsável pela produção de tacógrafos, painéis de instrumentos e itens de reposição sob as marcas VDO e ATE, voltadas para sistemas de injeção eletrônica e freios.
Nos últimos anos, a planta passou por uma transformação digital que modernizou suas instalações, beneficiando seus 800 colaboradores. A integração de tecnologias trouxe maior agilidade aos processos e redução de desperdícios, elevando a produtividade e a eficiência. Um exemplo foi a incorporação do armazém externo, que reduziu custos de aluguel e melhorou a gestão de estoque, ampliando o atendimento a montadoras com um portfólio diversificado de produtos.
A planta também se destacou por suas inovações sustentáveis. Sistemas de ar-condicionado foram substituídos por modelos mais eficientes, e a coleta de resíduos passou a ser 100% destinada à reciclagem e geração de energia. O projeto “Aterro Zero” tornou-se um marco na redução de emissões, complementado pela troca de empilhadeiras a gás por modelos elétricos.
Além de cuidar do meio ambiente, a Continental investiu no bem-estar de seus colaboradores. O novo Espaço Conecta oferece áreas de lazer, psicoterapia e fisioterapia, além de vagas especiais para gestantes e uma sala de extração de leite para lactantes.
Para Julio Finatelli, que lidera a unidade desde 2022, essas mudanças foram essenciais para o sucesso da planta, evidenciado por prêmios como o selo Great Place to Work e certificações de Governança e Compliance, além de reconhecimentos em qualidade e logística de montadoras como Hyundai e Ford.
Foto: Divulgação