Honeywell e Repsol firmam parceria para combustíveis renováveis
Transportes: infraestrutura no Brasil melhora após 10 anos
Anuário Estatístico do setor aponta investimentos recordes e crescimento na movimentação de carga no país.
A infraestrutura de transportes no Brasil, fundamental para o desenvolvimento da economia nacional, recebeu significativos investimentos em 2023. Segundo o Anuário Estatístico do setor, divulgado este mês pelo Ministério dos Transportes, foram investidos mais de R$ 13 bilhões pelo Governo Federal, um aumento de 80% em relação ao ano anterior e o maior montante dos últimos dez anos.
A Tópico, empresa especializada em galpões lonados e zinco no mercado nacional há mais de 45 anos, tem desenvolvido grandes projetos voltados para operadores logísticos. Essas iniciativas visam atender a demanda crescente por expansões em armazenagens nos pátios, oferecendo maior flexibilidade e agilidade nas operações.
“Os investimentos em transportes e logística representam uma evolução para o segmento e orientam o planejamento de ações a curto e médio prazos. Isso resulta em soluções rápidas, econômicas e seguras, atendendo todos os requisitos necessários em cada etapa da cadeia, desde a indústria de base até a distribuição de produtos acabados”, destaca Sergio Gallucci Parisi, Diretor Comercial e de Marketing da Tópico.
O transporte de grãos, como soja e milho, foi um dos pontos ressaltados pelo Anuário. Em 2022, foram transportadas 120 milhões de toneladas, enquanto em 2023 esse número saltou para 154,8 milhões, representando um aumento de 28,1% no volume de carga movimentada por ferrovias, navegação interior e rodovias.
“Estamos trabalhando com diversos setores e observamos um aumento nas nossas operações, especialmente em áreas portuárias e centros de distribuição próximos às rodovias. A demanda por estruturas flexíveis tem crescido independentemente do tipo de carga”, comenta o Diretor.
A Tópico possui mais de 2,5 milhões de m² instalados, atendendo diferentes negócios em setores estratégicos, do agronegócio à indústria.
Foto: chandlervid85 – Freepik