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Transporte hidroviário se destaca como alternativa sustentável às rodovias
Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação planeja investimentos para o desenvolvimento do modal no Brasil, visando a eficiência logística e a sustentabilidade.
A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN) está focada em ampliar o transporte hidroviário no Brasil. O órgão já enviou um pedido de recursos ao Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2025, com o objetivo de financiar pesquisas que impulsionem o setor.
Cristina Wadner, advogada marítima do escritório Cristina Wadner Advogados Associados, destaca a infraestrutura e a falta de investimentos como os principais desafios. Segundo Wadner, “se essas pesquisas forem realizadas, será um grande avanço para o desenvolvimento das hidrovias, que representam uma alternativa mais sustentável ao transporte rodoviário.”
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também está envolvida em projetos de concessão de hidrovias, como a concessão do Rio Madeira, cuja empresa vencedora deverá investir R$ 109 milhões para melhorar a navegabilidade. Esses investimentos visam evitar o desabastecimento de combustíveis e garantir o transporte de insumos para o estado de Rondônia.
As hidrovias são uma solução estratégica para reduzir a dependência das rodovias no Brasil. Além de serem mais eficientes, elas são até cinco vezes menos poluentes que o transporte rodoviário. Wadner reforça que o uso das hidrovias pode contribuir para a descarbonização, um tema central nas discussões sobre mudanças climáticas.
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