Imediato Nexway patrocina II Semana ESG da Abralog com foco em sustentabilidade
Transporte e aluguel de galpões podem ficar mais caros
Reforma tributária em discussão deve aumentar impostos no setor logístico, impactando especialmente frotas e aluguéis de galpões.
A aprovação da reforma tributária pelo Senado Federal deve trazer impactos ao setor de serviços, com aumento significativo de impostos, especialmente para o setor logístico. O reajuste afetará a compra e manutenção de frotas, além dos aluguéis de galpões, que também devem subir.
Alessandro Dessimoni, vice-presidente jurídico da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e sócio fundador da Dessimoni & Blanco Advogados, tem participado de reuniões com autoridades para discutir possíveis mudanças na reforma, que deve ser aprovada em até 90 dias. Dessimoni destaca que transportadoras e operadores logísticos enfrentam dificuldades em gerar créditos, já que a folha de pagamento, principal insumo, não permite a compensação de impostos.
Atualmente, empresas do setor que pagam ISS entre 2% e 5% passarão a recolher o IBS e CBS, cuja alíquota pode superar 26,5%. Para prestadores de serviços que utilizam o regime de lucro real, a carga tributária passaria dos atuais 14,25% para 26,5%. O aumento pode não ser compensado pelos créditos gerados com a compra de combustíveis e manutenção de caminhões, alerta Dessimoni.
Com a reforma, os aluguéis de galpões também serão tributados a 28%, o que deverá elevar os custos operacionais e afetar toda a cadeia logística, resultando em aumento do custo de vida e inflação para os consumidores. Dessimoni ressalta que os impactos serão confirmados apenas quando a lei entrar em vigor, prevista para 2026.
Por outro lado, a unificação dos tributos deve simplificar o sistema tributário, reduzindo os custos com compliance e as obrigações acessórias, segundo o advogado. Para empresas que atuam em diversas regiões, isso poderá gerar padronização e diminuir o tempo e recursos dedicados ao entendimento das legislações estaduais.
Foto: Divulgação