Tópico passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

Tópico passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Tópico, líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

A entrada da Tópico na Rede vem coroar uma série de ações que a companhia vem desenvolvendo para estar cada vez mais alinhada aos ODS da ONU e a agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês). Em 2021, a Tópico criou o seu Comitê de Sustentabilidade, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos em um objetivo comum: atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a Tópico.

A empresa também apresentou seu primeiro ‘Relatório de Sustentabilidade’ e deu início a “Floresta Tópico”, projeto em parceria com a organização ‘Iniciativa Verde’, que doa mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado. Em cinco meses, 2.360 mudas foram entregues para o reflorestamento de 14,1 mil metros quadrados do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.

Para 2022, uma série de medidas para medir e diminuir ou compensar o impacto ambiental das operações da Tópico estão sendo elaboradas, entre elas, a contratação de uma consultoria especializada para mensurar o total de emissões de CO2 na atmosfera e a criação de um plano de mitigação e compensação.

“O ingresso da Tópico no Pacto Global oferece ainda maior transparência sobre o nosso compromisso e responsabilidade de ser a empresa mais sustentável do nosso mercado”, afirma o CEO da empresa, Arthur Lavieri.

Pacto Global – Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da Tópico com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br

Artigos relacionados