Nova linha marítima operada pela Mercosul Line amplia capacidade de transporte e otimiza operações no terminal paranaense
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu a atracação inaugural do serviço Atlas (Atlantic Shuttle), operado pela Mercosul Line, empresa especializada em cabotagem e logística multimodal, parte do Grupo CMA CGM. A linha, com escalas quinzenais, conecta o porto de Paranaguá a outros terminais na América do Sul, como Santos, Buenos Aires, Montevidéu e Mar del Plata.
O navio CMA CGM Platon, com 170 metros de comprimento e capacidade para 1.713 TEUs (contêineres de 20 pés), foi o responsável pela primeira operação da nova linha. O serviço Atlas promete otimizar as operações de transbordo, favorecendo o comércio entre Brasil, Uruguai e Argentina.
De acordo com Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP, o novo serviço impulsiona a eficiência logística e amplia a capacidade de transporte na região. Em 2024, o terminal registrou um crescimento de 135% nas operações de transbordo, atingindo 128.423 TEUs entre janeiro e agosto.
Com a chegada do serviço Atlas, o TCP atinge um total de 21 linhas marítimas em operação, reforçando seu papel como hub portuário. “Nosso foco é concentrar as operações dos armadores de forma segura e eficiente”, afirmou Carolina.