Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
Excesso de peso em caminhões é uma das principais causas de acidentes graves. Soluções tecnológicas prometem otimizar a fiscalização e segurança viária.
O tombamento de um caminhão sobre uma van que transportava atletas de remo de Pelotas (RS), na BR-277, trouxe novamente à tona a problemática do excesso de peso em veículos de carga e da fiscalização deficitária nas rodovias brasileiras. A falta de balanças operacionais expõe motoristas e passageiros a riscos graves, além de acelerar o desgaste das estradas.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os caminhões devem respeitar limites de peso que variam de 6 a 30 toneladas, conforme a configuração de eixos e pneus. Apesar do aumento na tolerância para excesso de peso, de 10% para 12,5%, em 2021, a fiscalização segue ineficiente em diversas regiões. Na BR-277, as balanças estão desativadas desde o início de um novo processo de concessão, com prazo de dois anos para reativação. Enquanto isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aplica multas que, em 2024, já somam 1.270 autuações, aproximando-se das 1.627 registradas em todo o ano anterior.
De acordo com Alexandre Krzyzanovski, diretor de engenharia da Pumatronix, cargas acima do permitido comprometem a estabilidade, os freios e a suspensão dos caminhões, aumentando significativamente o risco de acidentes, especialmente em frenagens ou curvas. Outro desafio, segundo ele, é a evasão de balanças, em que motoristas preferem pagar multas a submeterem seus veículos à fiscalização.
Para enfrentar essas limitações, empresas especializadas têm apostado em sistemas avançados de monitoramento, como o pesagem em movimento (HS-WIM) integrado a câmeras de leitura automática de placas e inteligência artificial. Esses sistemas detectam o excesso de peso em tempo real sem a necessidade de parar os veículos, otimizando a fiscalização e reduzindo as evasões.
Além disso, os dados coletados possibilitam o monitoramento contínuo de veículos de carga, auxiliando na manutenção preventiva das rodovias e fornecendo informações essenciais para planejamento e conservação das estradas. “Ferramentas como essas tornam a fiscalização mais eficaz, garantindo maior segurança viária e reduzindo custos com reparos”, ressalta Krzyzanovski.
A aplicação de soluções tecnológicas no monitoramento viário não apenas mitiga os riscos associados ao excesso de peso, mas também promove a preservação da infraestrutura rodoviária e a proteção de vidas. “Enquanto aguardamos a reativação das balanças, tecnologias como o HS-WIM podem transformar o controle nas estradas, tornando-as mais seguras para todos os usuários”, conclui Krzyzanovski.
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