VLI tem crescimento de indicadores financeiros no acumulado do 3º trimestre
Tecmar participa de simulado de emergência na Régis Bittencourt
Objetivo da iniciativa é avaliar a eficiência dos protocolos de resposta em situações críticas.
A Tecmar Transporte & Logística, do Grupo Log-In, integrou o simulado de atendimento a emergências no Túnel 4 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116/SP), no km 349, sentido Norte. O exercício, promovido pela concessionária Arteris Régis Bittencourt em parceria com órgãos de emergência e empresas especializadas, simulou um assalto seguido de acidente com vazamento de carga perigosa, e teve como objetivo avaliar a eficiência dos protocolos de resposta em situações críticas.
O evento reproduziu um cenário no qual uma carreta transportando Tolueno, um produto químico inflamável, foi alvo de tentativa de roubo. A simulação incluiu perda de sinal do rastreamento, vazamento do produto e acionamento de equipes especializadas. A Tecmar foi responsável pela mobilização de sua gerenciadora de riscos, além de coordenar o acionamento de escoltas e serviços de contenção.
Segundo o Diretor de Transportes da Tecmar Transporte & Logística, Cristiano Pires, esse tipo de simulado representa uma oportunidade para garantir a eficiência na gestão de situações reais. “O simulado valida nossas práticas que tem como o intuito melhorar continuamente nossos processos de transporte de cargas perigosas. Nosso foco é garantir a segurança das pessoas, do meio ambiente e da carga, atuando com responsabilidade em todas as etapas da operação”, explica.
Ação no simulado
A partir do monitoramento e do protocolo interno, a Tecmar acionou rapidamente seus parceiros e equipes de pronta resposta para mitigar os impactos do vazamento. Em colaboração com a Ambipar Response e demais órgãos envolvidos, as ações foram realizadas com base em procedimentos de segurança previamente estabelecidos.
Durante o exercício, a resposta ao vazamento químico foi coordenada com rapidez, assegurando que as medidas preventivas estivessem em conformidade com os padrões do setor. “A rápida comunicação e a resposta coordenada demonstraram a efetividade das medidas preventivas adotadas pela Tecmar, reforçando a importância da colaboração entre empresas privadas e entidades públicas em eventos de alta complexidade”, comenta Pires.
Após o simulado, a Tecmar realizará uma análise conjunta com os parceiros e órgãos responsáveis para avaliar o desempenho das ações implementadas e propor ajustes necessários para aprimorar ainda mais as práticas, segundo o especialista.
“A segurança é o principal pilar das nossas operações. Investimos continuamente em tecnologia, capacitação e parcerias estratégicas para garantir que estejamos sempre preparados para responder com eficiência e responsabilidade”, finaliza Pires.
Foto: Divulgação