Subsidiária da MSC prevê investir R$ 7 bi em Santos e Navegantes
Uma das maiores operadoras de terminais de contêineres do mundo, a Terminal Investment Limited (TIL), pertencente ao grupo suíço de navegação Mediterranean Shipping Company (MSC), anunciou que pretende investir R$ 7 bilhões nos portos de Santos (SP) e Navegantes (SC) nos próximos cinco anos.
No pacote de aportes já definidos, R$ 4 bilhões deverão ser aplicados no terminal de contêineres BTP no Porto de Santos, que a empresa opera em sociedade com a APM Terminals, do grupo Maersk. Vale observar que parte dos recursos ainda depende de aval do governo federal à renovação antecipada do arrendamento, que venceria em 2027, por mais 20 anos. Autoridades já foram consultadas nesse sentido, mas ainda não há definição.
Para o Porto de Navegantes, a TIL planeja investir aproximadamente R$ 3 bilhões em seu terminal de contêineres. O montante será empregado para reconstrução do cais, aprofundamento do calado e em obras complementares.
A depender das possibilidades de negócios que surgirem nos próximos anos, entre parcerias, aquisições e novas concessões, a empresa projeta investir até R$ 17 bilhões no País. “Estamos crescendo no Brasil e buscando oportunidades para expandir nossa capacidade”, afirmou ao Valor Ammar Kanaan, presidente TIL. “O Brasil tem uma demanda latente. Se a capacidade portuária no País dobrasse, a demanda acompanharia. Então estamos comprometidos em fazer investimentos à medida que as oportunidades surgirem”, concluiu.
Fundada em 2000, a TIL opera 74 terminais de contêineres em todo o mundo, incluindo portos na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia. Seus terminais são fundamentais para a operação da MSC – sua controladora e principal cliente – e de outras companhias de navegação que utilizam essas instalações para carregar, descarregar e transferir contêineres entre navios e modos de transporte terrestre.
No Brasil, além dos terminais em Santos e Navegantes, o grupo opera um terminal no Rio de Janeiro e controla a empresa de cabotagem Log-in, que possui terminal no porto de Vila Velha (ES).
Fonte: Revista OE
Foto: Divulgação