Ferroport celebra 10 anos e triplica exportação de minério de ferro
Softrack lança sistema de segurança para evitar colisões em intralogística
Intralog Security AI utiliza inteligência artificial para evitar acidentes entre pedestres e máquinas em ambientes de movimentação interna.
A Softrack, empresa especializada na gestão de frotas de equipamentos de movimentação interna, lançou o Intralog Security AI, um sistema de segurança que previne colisões e atropelamentos entre pedestres e máquinas. A tecnologia utiliza câmeras posicionadas no ambiente e, por meio de inteligência artificial, processa as imagens para prever acidentes, sendo totalmente integrada à telemetria da Softrack.
O sistema realiza o monitoramento em tempo real, e as imagens são processadas instantaneamente. Ao identificar situações de risco, como a aproximação perigosa entre pedestres e máquinas, um alerta é disparado no ambiente. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), indicam que máquinas e equipamentos causaram 15% dos acidentes de trabalho no Brasil entre 2012 e 2021, com mais de 734 mil ocorrências.
Entre os trabalhadores mais afetados estão os operadores de empilhadeiras, com 24.858 acidentes, e os armazenistas, com 32.460, no mesmo período. Mário Bavaresco Neto, diretor de Inovações da Softrack, destaca que essas funções fazem parte das operações intralogísticas, onde pessoas e máquinas compartilham o espaço, aumentando o risco de acidentes. “O Intralog Security AI foi desenvolvido para garantir a segurança dos colaboradores e a eficiência das operações”, afirma Neto.
Menotti Franceschini, CEO da Softrack, reforça a visão da empresa: “Estamos investindo em nosso plano estratégico para sermos referência em tecnologias para missões críticas. Ampliar nosso portfólio com soluções de telemetria, IoT e inteligência artificial é um dos pilares para o crescimento.”
Foto: Divulgação