Simpar recebe Selo Ouro GHG Protocol pela quinta vez consecutiva
Certificação reconhece a transparência da holding no relato das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reforça o compromisso com a agenda ESG.
A Simpar, holding que controla empresas como JSL, Movida, Vamos e outras, recebeu pelo quinto ano seguido o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. Esta certificação reconhece o nível máximo de transparência no relato das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das companhias do grupo, que atuam em 16 setores diferentes da economia brasileira.
Anualmente, a Simpar elabora, divulga e submete seu inventário de emissões à auditoria de terceiros, abrangendo os escopos 1, 2 e 3. Essas ações têm como objetivo monitorar e gerenciar as emissões, visando à implementação de medidas eficazes de mitigação. Exemplos dessas iniciativas incluem o uso racional de combustíveis e a renovação constante da frota de veículos.
Desde 2021, a Simpar tem revisado seu mapeamento de riscos e oportunidades financeiras relacionadas às mudanças climáticas. Em 2022, a empresa lançou sua Política de Mudanças Climáticas, reforçando seu compromisso com ações de mitigação, compensação e adaptação às mudanças climáticas, integrando esses temas às suas estratégias de negócios.
O GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, é utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE. No Brasil, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas adapta essa ferramenta para o contexto local, promovendo o registro público dessas emissões.
A Simpar estabeleceu uma meta de redução de 15% na intensidade das emissões entre 2021 e 2030, através da implementação gradual de projetos específicos. Empresas controladas pela holding, como a JSL e a Vamos, investem em frota com idade média baixa e diversificação da matriz energética, utilizando GNV e caminhões elétricos. Já a Movida prioriza o uso de etanol, com 50% dos quilômetros rodados em 2023 abastecidos com o biocombustível.
Com foco na gestão de resíduos sólidos, a Ciclus adota medidas para coletar biogás e reduzir emissões de carbono. Além disso, a instalação de painéis solares no Grupo Simpar, como no BRT Sorocaba e em diversas lojas da Movida, contribui para a redução das emissões de Escopo 2.
Foto: Divulgação