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Santa Catarina amplia infraestrutura portuária com novos investimentos
Portos catarinenses receberão R$ 3,5 bilhões até 2033, fortalecendo o comércio exterior e a competitividade do estado.
Santa Catarina está se consolidando como um dos principais pólos logísticos do Brasil, com investimentos de mais de R$ 3,5 bilhões até 2033 para modernizar e expandir sua infraestrutura portuária. Entre as ações já realizadas, destaca-se a reabertura do Porto de Itajaí, que recebeu US$ 30 milhões para modernização e retomou as operações de contêineres com concessão temporária da JBS/Seara. O Porto Itapoá, outro grande centro logístico do estado, recebeu seu sétimo portêiner, aumentando a produtividade em 15% e projeta R$ 3 bilhões para novas melhorias, com meta de torná-lo um dos maiores da América do Sul.
Outro marco estratégico para o estado é a dragagem da Baía da Babitonga, avaliada em R$ 300 milhões e autorizada pelo Ibama, que permitirá o acesso de embarcações de grande porte com até 366 metros de comprimento. Essa melhoria expande a capacidade de navegação e competitividade do complexo portuário catarinense, que em 2023 movimentou 61,7 milhões de toneladas, um crescimento de 11,47% em relação ao ano anterior, superando a média nacional.
Com a ampliação do Porto Itapoá, que também adicionou 20 caminhões elétricos à sua frota, o estado fortalece seu compromisso com a sustentabilidade. Segundo Sandro Marin, diretor da Tek Trade, esses avanços em infraestrutura e inovação são fundamentais para garantir que Santa Catarina continue ocupando posição de destaque no comércio exterior brasileiro e internacional, tornando a logística da região mais eficiente e competitiva.
Além da infraestrutura portuária, a cabotagem surge como uma solução logística sustentável para o estado, integrando-se ao rodoviário e reduzindo custos de transporte em até 30%. Marin destaca que, ao promover essa modalidade, Santa Catarina reforça sua competitividade, com impacto ambiental reduzido e maior segurança para o transporte de cargas.
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