Retomada da indústria naval é tema da Navalshore 2024

Evento discutirá desafios para o futuro da indústria naval, com 48 apresentações e rodadas de negócios no Rio de Janeiro.
“Os novos desafios para a retomada da indústria naval – uma visão para as próximas décadas” será o tema central da 18ª edição da Navalshore 2024 – Feira e Conferência da Indústria Marítima. O evento ocorrerá de 20 a 23 de agosto, no ExpoMag, no Rio de Janeiro.
O painel de abertura da conferência, no primeiro dia, discutirá temas fundamentais para a indústria naval. Organizado pelo Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o grupo de trabalho está focado em medidas para capacitação de mão de obra, fortalecimento da cadeia de fornecedores, pesquisa, questões tributárias, compras públicas e financiamento.
No dia 11 de julho, entidades setoriais, incluindo o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), apresentaram propostas ao governo para aumentar a participação da indústria nacional no setor de petróleo e gás natural. As entidades destacaram a necessidade de uma política de conteúdo local previsível para atrair investimentos e utilizar a capacidade ociosa dos estaleiros.
O evento contará com representantes da Transpetro, Sinaval, Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO), além do deputado Alexandre Lindenmeyer e dos ministérios envolvidos. No segundo dia, os temas abordados serão “Formação e disponibilidade da mão de obra marítima – demanda atual e futura” e “Transição energética na indústria marítima”.
No terceiro dia, o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro apresentará painéis sobre “Planejamento espacial marinho: conectando ciência, política e comunidade” e “Descomissionamento: reciclagem, alternativas offshore e infraestrutura marítima”. Ao todo, 25 palestrantes discutirão tópicos relevantes para o setor.
Além da conferência, o Ciclo de Palestras contará com 23 palestrantes apresentando inovações tecnológicas, produtos e serviços para o setor naval em três salas simultâneas. Nos dois primeiros dias, fornecedores poderão participar de uma rodada de negócios com sete empresas-âncora, incluindo Transpetro e diversos estaleiros. O agendamento será feito no site do evento.
A Navalshore 2024 é patrocinada pela Transpetro.
Foto: Freepik