RaiaDrogasil mantém programa para reciclagem de medicamentos descartados
A rede de farmácias Droga Raia e Drogasil, do grupo RD-RaiaDrogasil, foi pioneira na criação de uma campanha de conscientização da população quanto ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso e, atualmente, conta com coletores para este fim em todas as filiais no território nacional. Como resultado, e com a participação do cidadão, a rede poupou ao meio ambiente, no último ano, mais de 190 toneladas de insumos nocivos ao solo e ao leito dos rios. Fazem parte do processo de coleta da rede a logística reversa para levar o material coletado para os centros de distribuição da empresa e posterior incineração ou retorno do papelão, papel e bulas das embalagens à cadeia produtiva, realizada por empresas parceiras.
Nesse sentido, uma parceria entre a RD e a Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do país, é responsável por devolver parte dos insumos coletados nas farmácias para o consumidor por meio de. um projeto de economia circular que prevê o recolhimento das embalagens usadas para fabricação de novos recipientes de papel cartão reciclado para os produtos da linha sustentável de marca própria da RD, a Natz.
“Esta ação é mais um esforço da nossa empresa em prol da saúde do Planeta. Queremos que os nossos clientes entendam que quando eles fazem o descarte correto das embalagens, das bulas e dos medicamentos vencidos e fora de uso, eles estão contribuindo não só com este projeto sustentável de fabricação de embalagens recicladas da Papirus com a Natz, mas estão contribuindo muito para evitar a contaminação da água e do solo em suas cidades”, comenta Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias da RD.
A Papirus é hoje a única empresa do setor de papel cartão preparada para atestar a sustentabilidade do produto e, inclusive, o índice de material reciclado utilizado na fabricação do papel cartão das embalagens de Natz. Para isso, conta com equipamentos, processos de controle, auditoria da reciclagem e certificações, que atestam a porcentagem de aparas utilizadas em cada produto e a sustentabilidade do processo no manejo florestal. Como empresa preocupada com o impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade, a Papirus coloca, em primeiro plano, a circularidade do seu processo de produção. “Agregamos às embalagens valores sociais, ambientais e econômicos, contribuindo para a atividade de coleta, triagem de resíduos e continuidade do ciclo do material”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.
As embalagens de papel cartão da Papirus feitas para a Natz terão um QR Code impresso que poderá ser consultado pelos consumidores para obter acesso à rastreabilidade das fibras recicladas utilizadas na produção do papel cartão, para que a sociedade conheça mais sobre as iniciativas de sustentabilidade das marcas. Essa é mais uma maneira de conscientizar o consumidor, lembrando que tudo recomeça com o descarte correto das embalagens e bulas nas farmácias Droga Raia e Drogasil.
Foto: topntp26 / Freepik