Projetos de concessões rodoviárias devem ampliar demanda por inspeção acreditada

 Projetos de concessões rodoviárias devem ampliar demanda por inspeção acreditada
Expansão do setor de infraestrutura e novas concessões rodoviárias impulsionam adoção dessa certificação.

A previsão de novos leilões de concessão de rodovias e a crescente adesão das concessionárias à inspeção acreditada devem impulsionar a demanda por esse serviço no Brasil. A avaliação é da ICV Brasil, organismo especializado em inspeções acreditadas para infraestrutura, que projeta um aumento significativo na procura por certificação com a expansão do setor.

Suzete Suzuki, CEO da ICV Brasil, explica que a inspeção acreditada é realizada por organismos reconhecidos por entidades reguladoras para garantir que projetos, obras e operações estejam em conformidade com normas técnicas e regulatórias. “No setor rodoviário, essa inspeção assegura que obras e manutenções cumpram os padrões de qualidade, desempenho e segurança exigidos pelos contratos de concessão e pela ANTT”, afirma.

A Instrução Normativa Nº 19 da ANTT, publicada em 2023, determina que projetos, orçamentos e obras de engenharia em contratos de concessão rodoviária e ferroviária devem passar por inspeção acreditada sempre que essa exigência constar no contrato ou regulamento da ANTT.

“Com os novos parâmetros de desempenho estabelecidos pela ANTT, a inspeção acreditada tem se tornado mais relevante nos projetos de concessão”, destaca Suzuki. Entre os benefícios apontados estão a melhoria na qualidade das obras, a redução de custos com retrabalho e manutenções não planejadas e o aumento da eficiência operacional das rodovias.

A ICV Brasil é um dos poucos organismos acreditados que, além da inspeção de projetos, também realiza inspeção acreditada na operação e desempenho de rodovias. “Nosso trabalho tem sido essencial para evitar obras inacabadas e garantir padrões elevados de infraestrutura viária no país”, afirma Suzuki.

Novos leilões e oportunidades

O Governo Federal prevê a realização de 15 leilões de concessão de rodovias em 2025, transferindo 8.500 quilômetros de estradas para a gestão privada, com investimentos estimados em R$ 161 bilhões. Essa expansão abre novas oportunidades para a inspeção acreditada, segmento no qual a ICV Brasil se posiciona como um dos principais players.

Durante um evento para o TCU em agosto de 2024, a ANTT informou que o Brasil possui 183 projetos rodoviários certificados por meio da inspeção acreditada, cobrindo 4.982,5 quilômetros de rodovias em oito concessões. “Apesar desse avanço, a cobertura ainda é pequena em relação ao total de concessões que poderiam se beneficiar desse processo”, observa Suzuki.

Para ela, “a inspeção acreditada se consolida como um instrumento essencial para garantir transparência, qualidade e eficiência operacional das rodovias, impulsionando o desenvolvimento da infraestrutura viária do país”.

Foto: Freepik

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