Prêmio BBM Projeto de Logística revela vencedores de 2024
PepsiCo, naPorta, ZF, CEVA Logistics e GS Tecnologia se destacam em evento com mais de 300 inscritos, premiando inovações em ESG, Inovação, Melhoria Operacional, Tecnologia e Startups.
Na noite de segunda-feira, 11 de novembro, São Paulo foi palco da cerimônia do Prêmio BBM Projeto de Logística 2024, uma das mais relevantes celebrações do setor, que reconhece inovações e melhores práticas de empresas de logística. Organizado pela BBM Logística, com patrocínio da Skyone, Simpress, Endenred, Michelin e Totvs e apoio da MundoLogística, o evento premiou PepsiCo, naPorta, ZF, CEVA Logistics e GS Tecnologia como os principais vencedores.
O prêmio deste ano recebeu cerca de 300 inscrições em categorias como ESG, Inovação, Melhoria Operacional, Startup e Tecnologia. Entre os projetos, 25 finalistas foram selecionados, considerando critérios como soluções propostas, resultados obtidos e impacto no setor. A avaliação foi realizada por uma banca composta por consultores, líderes de associações e acadêmicos do setor.
Para cada categoria, o prêmio contemplou o primeiro e segundo colocados, somando dez projetos premiados. Os demais finalistas receberam menções honrosas. “O Prêmio BBM se tornou referência na valorização dos profissionais de logística, reconhecendo esforços inovadores que impulsionam o setor”, destacou Agapito Sobrinho, presidente da BBM Logística.
Juliana Blumenthal, head de marketing da BBM Logística, ressaltou o papel de todos os envolvidos: “É uma honra coordenar uma premiação que une parceiros e apoiadores comprometidos com a qualidade no setor. Parabenizamos os finalistas e agradecemos aos patrocinadores, já pensando na edição 2025”.
Entre os projetos premiados, destacam-se: PepsiCo, com painéis solares para frota; CEVA Logistics, com drones para inventário; ZF, com AGVs em Limeira; GS Tecnologia, com a assistente virtual LIA; e naPorta, startup de entregas em áreas de difícil acesso.
Confira abaixo os projetos vencedores que tiveram suas iniciativas mais bem avaliadas.
ESG
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, instalou painéis solares de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV) em 368 caminhões de sua frota. Desse modo, o sistema batizado como ORENgE®, contribuiu para reduzir as emissões de CO2 em 112 toneladas por ano. Outro benefício é garantir uma melhoria operacional em sua frota, com aumento da produtividade, tendo em vista que problemas elétricos e de baixa carga geravam horas paradas dos caminhões.
Melhoria Operacional
A CEVA Logistics implementou um sistema de drones para otimizar o processo de inventário em seus armazéns, resultando em um aumento de 517% na produtividade. De forma rápida, eficiente e segura, esses aparelhos sobrevoam o estoque realizando a contagem dos produtos. O tempo de conferência do estoque foi drasticamente reduzido, garantindo maior precisão na contagem e segurança para os colaboradores, ao eliminar a necessidade de subir em plataformas e empilhadeiras para acessar os espaços mais altos. Além disso, a solução diminuiu os custos operacionais.
Tecnologia
Para otimizar a logística interna, a eficiência operacional e a distribuição de componentes automotivos, a ZF está utilizando dois veículos autônomos (ou AGVs – Automated Guided Vehicles) em sua unidade de Limeira, localizada no interior de São Paulo. Os AGVs tornaram o processo de distribuição de componentes entre o armazém e as linhas de produção muito mais ágil. O que antes demorava 1h30, agora, leva apenas 15 minutos. Equipados com sensores, os AGVs da ZF são capazes de operar com segurança no ambiente industrial, mesmo com grande circulação de pessoas e de máquinas, como empilhadeiras.
Inovação
A GS Tecnologia e a Additiva, empresa distribuidora de produtos químicos especiais, desenvolveram a assistente virtual LIA, uma inteligência artificial (IA) que melhora processos logísticos e integra sistemas como ERP e TMS. Ao automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e fornecer insights precisos, a LIA permite que as empresas tomem decisões mais assertivas, informadas e rápidas. A solução interage via WhatsApp, simplificando a comunicação. Desde sua implementação, a LIA automatizou tarefas, reduziu custos operacionais e melhorou a gestão de estoques, resultando em maior eficiência e satisfação dos clientes.
Startup
A logtech naPorta oferece uma solução logística de primeira e última milha para regiões restritas e de difícil acesso como favelas, periferias, áreas ribeirinhas e rurais. A startup de logística conta com mini hubs/agências nas adjacências das comunidades que recebem mercadorias enviadas pelas operações de cross docking. Estas, são processadas e roteirizadas e, em seguida, entregadores locais fazem a entrega da encomenda na porta do consumidor. Em quase 3 anos, a naPorta realizou 600 mil entregas. A naPorta emprega entregadores, em geral jovens das próprias comunidades, que acabam ganhando uma alternativa de renda.
Personalidade do Ano
O acadêmico Manoel Reis, que ocupa o cargo de professor de Logística no Departamento de Produção e Operações da FGV-EAESP, foi escolhido, por unanimidade da organização do evento, como a personalidade do ano do setor de logística.
Representando a BBM Logística, Antonio Wrobleski, conselheiro, e Alberto Camões, Presidente do Conselho de Administração, tiveram a honra de entregar a homenagem ao ilustre convidado durante a solenidade.
Foto: Divulgação