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Portos do Arco Norte ganharão novo corredor logístico no Rio Tocantins
Nova rota hidroviária começa a operar em 2025, conectando comunidades e impulsionando o transporte de cargas na região amazônica.
Os portos do Arco Norte terão uma nova via hidroviária a partir de 2025, com o início da navegação comercial e de passageiros no Rio Tocantins. As licenças de operação das eclusas de Tucuruí, emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará, permitirão a navegação entre a foz do rio e Marabá (PA).
Segundo Flávio Acatauassú, diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), o momento é histórico. “Essa novidade beneficiará tanto o transporte de cargas quanto o deslocamento de passageiros no baixo Tocantins. É uma grande conquista para o desenvolvimento comercial e para as comunidades que vivem nas margens do rio”, afirmou.
Acatauassú também destacou que empresas já demonstram interesse em operar no corredor logístico do Rio Tocantins. Durante o período de cheias, de janeiro a junho, mesmo sem as intervenções de dragagem e derrocamento previstas, a rota entre Marabá e Vila do Conde deverá movimentar grãos como soja, provenientes de Mato Grosso e Tocantins.
O Arco Norte, que já possui capacidade instalada de 52 milhões de toneladas, deve ampliar esse número para 100 milhões de toneladas nos próximos cinco anos. “Isso demonstra a eficiência dos portos da região amazônica, que têm investido em inovação e sustentabilidade”, concluiu Acatauassú.
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