Porto de Santos se destaca em hidrogênio de baixo carbono
Pesquisa revela envolvimento do Porto de Santos e outras instalações portuárias em práticas de descarbonização e uso de hidrogênio verde.
O “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e Aplicações do Hidrogênio nos Portos”, realizado em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), aponta que o Porto de Santos está entre os mais engajados em iniciativas sobre hidrogênio de baixo carbono.
Segundo a Antaq, a diretoria colegiada da agência aprovou o levantamento em reunião realizada em 25 de julho. Os membros destacaram que entender como os portos se preparam para a transição energética e a descarbonização permitirá avanços significativos nessas áreas. A entrega do estudo faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado com a GIZ em setembro de 2023, com o objetivo de promover a descarbonização no setor.
Com o diagnóstico, será possível estabelecer orientações e diretrizes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por navios em portos, além de viabilizar a descarbonização da infraestrutura portuária e dos serviços prestados.
Cinco instalações já contam com iniciativas relacionadas ao hidrogênio de baixo carbono, com acordos ou memorandos de entendimento assinados:
- Portos públicos: Porto de Suape, Porto de Antonina e Porto de Paranaguá.
- Terminais: Terminal Portuário do Pecém e Porto do Açu.
Outras quatorze instalações, apesar de ainda não terem acordos assinados, incluíram essas iniciativas em seu planejamento estratégico:
- Terminais (TUPs, TAs e ETCs): Terminal Marítimo Ponta da Madeira, Hidrovias do Brasil – Vila do Conde S. A. (ETC Tapajós – HBSA), Hidrovias do Brasil – Vila do Conde (TUP) e Terminal de Petróleo TPET/ TOil – Açu.
- Portos públicos: Porto de Pelotas, Porto de Porto Alegre, Porto de Santos, Porto de Aratu, Porto de Ilhéus, Porto de Salvador, Porto de Angra dos Reis, Porto de Itaguaí, Porto de Niterói e Porto do Rio de Janeiro.
O estudo mostrou que o Porto de Santos realiza e divulga um inventário de emissão de carbono e possui iniciativas de redução de emissões de gases de efeito estufa, além de possíveis aplicações de combustíveis renováveis, como o hidrogênio verde e seus derivados. A Autoridade Portuária de Santos (APS) vê os aspectos regulatórios da Antaq como instrumentos importantes para avançar nas metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre outras ações em curso, estão a implementação de descontos tarifários para navios menos poluentes e para terminais que apresentem eficiência operacional e ambiental, diversificação da matriz energética e eletrificação de cais.
Fonte: G1
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