Norcoast transporta com balsa dedicada 10 mil toneladas da BRF no Amazonas
Pneus com derivados de casca de arroz ou que roda furado
Tecnologias inovadoras transformam a indústria nacional de pneus, com foco em sustentabilidade e eficiência.
A possibilidade de dirigir mesmo com o pneu furado ou adquirir um produto com materiais sustentáveis, como óleo de soja e derivados de casca de arroz, já é realidade no Brasil. Segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que representa 11 empresas e 21 fábricas no país, essas inovações trazem benefícios diretos aos consumidores e ao meio ambiente.
As novas tecnologias não apenas melhoram o desempenho dos pneus, mas também auxiliam na economia de combustível e reduzem emissões de gases de efeito estufa. Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP, destaca que o aumento da vida útil dos pneus também contribui para minimizar o impacto ambiental. “Se há maior vida útil, menor será o descarte, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Também temos notado o aumento da produção de veículos elétricos, que trazem desafios dinâmicos, como questões relacionadas à aceleração, frenagem, peso e ruído, exigindo um produto de alta responsabilidade em segurança”, afirma.
Confira abaixo seis inovações tecnológicas que estão transformando o setor:
-
Auto vedação: massa selante integrada ao pneu veda perfurações de até 5 mm, permitindo que o veículo continue rodando sem perda de pressão de ar.
-
Redução do consumo de combustível: novos compostos e construções diminuem a resistência ao rolamento, reduzindo emissões e consumo de combustível, como indicado nas etiquetas do Inmetro.
-
Monitoramento do desgaste: escala de medição presente na raia externa do pneu permite acompanhar os níveis de profundidade do sulco, até o limite de 1,6 mm (TWI).
-
Visualização aprimorada: pequenas saliências na lateral do pneu aumentam a absorção de luz, facilitando a leitura de informações como número de série e ano de fabricação.
-
Materiais sustentáveis: substituição de derivados de petróleo por produtos como óleo de soja e beterraba, alinhando a indústria às práticas sustentáveis.
-
Rastreabilidade por RFID: tecnologia sem fio identifica e gerencia pneus individualmente, melhorando o controle de qualidade e combatendo falsificações.
Essas soluções reafirmam o compromisso da indústria nacional com a inovação e a sustentabilidade, promovendo um futuro mais eficiente e responsável.
Foto: vecstock – Freepik