Sondagem feita pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), às vésperas do dia do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira, 15/3/23, revela que internet, marketplaces, mobiles, notebooks são as formas preferidas dos consumidores buscarem informação sobre o que desejam comprar — e como executam suas compras na prática.
As principais conclusões são:
- 2/3 dos consumidores buscam informações na Internet ou em aplicativos antes de comprar qualquer produto. Quase metade deles (47,8%) busca em sites de lojas e marketplaces.
- Os equipamentos eletrônicos (notes e smartphones) continuam liderando os itens mais comprados de forma online. Em 2020 (antes da pandemia) 38% dos consumidores compravam esses itens pela Intenet. Em 2022, esse número saltou para 42,8%.
- Roupas e Calçados, em 2020, apenas 19,8% dos consumidores compravam online. Em 2022, o salto foi para 29,9%.
- O pagamento por PIX se consolidou, sendo preferência de 96% dos brasileiros.
- Conhecer o produto que procura por meio de pesquisa por um QR Code que dá mais informações detalhadas é preferência de 68% do público pesquisado.