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Pesquisa destaca desafios na entrega domiciliar no e-commerce
Problemas de entrega ainda desmotivam consumidores a realizarem compras online, apesar do aumento nas vendas pela internet.
Um estudo da Descartes Systems, especializada em integração de negócios no setor logístico, revelou que 67% dos consumidores enfrentaram problemas de entrega ao realizar compras online. A pesquisa, conduzida em parceria com a SAPIO Research, entrevistou 8.000 consumidores na Europa e América do Norte sobre hábitos de consumo e desempenho na entrega domiciliar nos três primeiros meses de 2024.
Segundo o levantamento, 39% dos entrevistados aumentaram suas compras online em relação ao ano passado, e 57% experimentaram novas categorias de produtos. No entanto, questões como entregas não confiáveis (20%) e experiências negativas no processo (21%) foram apontadas como barreiras para novas compras, evidenciando o impacto das falhas logísticas na decisão do consumidor.
Além disso, 63% dos que enfrentaram problemas tomaram ações que resultaram em prejuízos para os varejistas ou empresas de entrega, indicando a relevância de oferecer um serviço consistente e eficiente. Chris Jones, EVP Industry da Descartes, destacou que, embora o setor tenha feito pequenas melhorias, a insatisfação permanece alta. Ele afirmou que problemas de entrega podem ser resolvidos com estratégias comprovadas, melhores práticas operacionais e soluções tecnológicas.
A pesquisa também explorou como diferentes grupos demográficos percebem a entrega domiciliar, analisando o impacto de falhas, frequência de compras e preferências. O relatório aponta que os varejistas precisam investir em experiências de entrega adaptadas às expectativas dos consumidores para manterem sua competitividade.
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