Pavimento de concreto avança nas rodovias federais brasileiras
Iniciativas lideradas pelo DNIT e ABCP visam expandir o uso do pavimento de concreto, modernizando a malha rodoviária e capacitando profissionais.
Para modernizar as rodovias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) têm intensificado a aplicação de pavimento de concreto. Atualmente, essa solução cobre 4,5% da malha rodoviária federal e, segundo o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Melo, o objetivo é alcançar 10%.
Em 2024, o DNIT realizou oito obras, totalizando 673 quilômetros, com foco no Norte e Nordeste. A ABCP, ativa na capacitação local, já treinou 1.200 profissionais para apoiar a execução de mais de 800 quilômetros de pavimento. Entre as obras mais recentes, estão a pavimentação da BR-135, no Maranhão, e a duplicação da BR-230, na Paraíba, ambas com tecnologias avançadas que beneficiam a infraestrutura local.
A BR-135, que se tornará a primeira rodovia maranhense com pavimento de concreto, utiliza o método whitetopping, reabilitando asfalto deteriorado com uma nova camada de concreto. A ABCP, desde 2022, colabora com o DNIT no Maranhão, oferecendo cursos especializados e visitas técnicas. Na Paraíba, na BR-230, o apoio da ABCP inclui a duplicação de 30 km e a restauração de 8 km, com treinamentos específicos desde 2021.
Outras obras significativas incluem a duplicação da BR-304 no Rio Grande do Norte e novos projetos na BR-343 no Piauí, BR-101 na Bahia e Sergipe, e BR-222 no Maranhão, todas com o suporte da ABCP. Estas obras contribuem para o desenvolvimento econômico e turístico, além de aprimorar a qualidade das estradas.
O DNIT e a ABCP também preveem a ampliação do pavimento de concreto em outros estados, como no arco metropolitano de Recife e na BR-116 no Ceará. A parceria fortalece a expansão do pavimento de concreto, promovendo avanços técnicos e capacitação no setor rodoviário.
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