Mercado Livre e Amazon apostam em vans elétricas na Black Friday
Paccar Parts ultrapassa R$ 240 milhões em vendas digitais
E-commerce da companhia impulsiona eficiência operacional e expansão geográfica no Brasil.
A Paccar Parts, especializada em peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, superou a marca de R$ 240 milhões em vendas por meio da plataforma digital DAF Webshop em 2024. Desde seu lançamento em 2020, o e-commerce tem papel estratégico no mercado brasileiro, com um portfólio de mais de 30 mil itens das linhas DAF e TRP Multimarcas para clientes e concessionárias.
De acordo com Antenor Frasson, Diretor Geral da Paccar Parts América Latina, o sucesso do DAF Webshop reflete investimentos constantes na plataforma. “Temos um catálogo de produtos acessível e que proporciona compras personalizadas. Essa ferramenta também ampliou nossa presença geográfica no Brasil, facilitando o acesso dos clientes às nossas soluções.”
A plataforma desempenha um papel essencial nos Centros de Distribuição da Paccar Parts e na rede de concessionárias DAF. Integrada aos processos internos, a ferramenta melhora a eficiência operacional com automação de tarefas e uso de inteligência artificial. Mesmo assim, a companhia mantém o atendimento humano como parte de sua operação, priorizando agilidade e qualidade no suporte ao cliente.
Entre as tecnologias empregadas, destaca-se o PARTS SCAN, que utiliza inteligência artificial para identificar peças com base em fotos ou anotações simples, oferecendo informações técnicas como estoque, preço e aplicação. “Essa tecnologia exclusiva é um diferencial que reforça nossa capacidade de atender rapidamente às demandas do mercado automotivo”, afirma Orli Tafner, Gerente de Marketing Services da Paccar Parts.
A logística da Paccar Parts é gerenciada por um sistema integrado de gerenciamento de armazém (MDI), que rastreia pedidos, controla estoques e otimiza rotas de entrega. Concessionárias DAF e lojas TRP atuam como centros de distribuição regionais, garantindo maior eficiência nas entregas ou retiradas de produtos pelos clientes.
Frasson reforça o compromisso com o crescimento da plataforma. “Vamos investir em novos meios de pagamento online e soluções inovadoras para o pós-venda. O DAF Webshop integra informações técnicas específicas para chassis DAF e peças multimarcas TRP, facilitando o dia a dia dos nossos clientes e transformando a experiência no segmento de linha pesada.”
Foto: Divulgação