O-I Glass reduz emissões de CO₂ e recebe Prêmio ESG da BYD
Empresa recebeu certificado pela redução de 18.633 toneladas de CO₂ em operações de 2021 a 2024.
A O-I Glass, dedicada à fabricação de embalagens de vidro, foi premiada pela BYD com um certificado de redução de emissões de CO₂, contabilizando 18.633 toneladas evitadas entre 2021 e 2024. A BYD, conhecida por suas soluções em energia limpa e veículos elétricos, reconheceu a O-I Glass pela adoção de equipamentos movidos a bateria de lítio em suas operações no Brasil.
A parceria entre as empresas, firmada em 2021, possibilitou a substituição completa de empilhadeiras, rebocadores e transpaleteiras por modelos elétricos nas quatro fábricas da O-I Glass no país. A iniciativa, que visa reduzir a emissão de CO₂ e o impacto sonoro nas operações, também está alinhada à meta global da O-I de cortar em 25% suas emissões até 2030.
Além de diminuir o impacto ambiental, os veículos elétricos trazem vantagens operacionais, como maior durabilidade das baterias e maior segurança para os funcionários. A O-I Glass já conta com 84 desses equipamentos da BYD, capazes de sustentar operações de até cinco toneladas em suas unidades.
No Brasil, a substituição dos veículos a combustão contribuiu para evitar a emissão de 18.663 toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de 130.431 árvores. Marco Aurelio Mazario, gerente de Logística da O-I Glass, afirma que “a troca dos equipamentos está em sintonia com nosso compromisso de sustentabilidade e segurança, buscando processos mais limpos e seguros para a produção de vidro, um material reciclável e sustentável.”
A atuação da O-I Glass nas quatro unidades trouxe impactos ambientais significativos: em Recife (PE), a redução foi de 3.264 toneladas de CO₂; em Vitória de Santo Antão (PE), 1.169 toneladas; em São Paulo (SP), 10.315 toneladas; e no Rio de Janeiro (RJ), 3.885 toneladas. Esses resultados reforçam o alinhamento da O-I e da BYD com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da ONU, que propõe ações contra as mudanças climáticas.
Foto: Divulgação