Norcoast alcança 20% de participação no mercado em um ano

 Norcoast alcança 20% de participação no mercado em um ano
A empresa brasileira de navegação costeira movimentou mais de 70 mil TEUs e conquistou mais de 400 clientes ativos em seu primeiro ano.

A Norcoast, empresa brasileira de navegação costeira, encerrou seu primeiro ano de operações com um market share de 20% nos portos operados e mais de 400 clientes ativos em seu portfólio. A empresa movimentou mais de 70 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) neste período, sendo 60% desse volume transportado porta a porta. A companhia pretende alcançar a maturidade operacional até 2027.

Desde fevereiro de 2024, a Norcoast vem registrando crescimento expressivo no mercado e projeta movimentar 14.000 TEUs por mês. A empresa também planeja ampliar sua atuação e contratar novos colaboradores para acompanhar o aumento da capilaridade nacional.

“O nosso propósito vai além de otimizar a logística. Buscamos diariamente repensar a forma como integramos os diferentes meios, criando uma entrega eficiente para o cliente e um futuro mais limpo. Acreditamos que a navegação costeira é mais do que uma decisão logística, é uma escolha consciente por uma alternativa mais eficiente, que conecta, integra e transforma”, afirma Fabiano Lorenzi, CEO da Norcoast.

Fabiano Lorenzi, CEO da Norcoast

Operando de Norte a Sul do Brasil, a empresa conquistou solidez rapidamente ao estabelecer parcerias com terminais portuários. Atuando em seis portos (Paranaguá, Itajaí, Santos, Suape, Pecém e Manaus), a Norcoast possui quatro embarcações com capacidade de 3.500 TEUs cada, todas com bandeira e tripulação 100% brasileira.

Com infraestrutura robusta e integração multimodal, a Norcoast foi fundada em outubro de 2023 pela Hapag-Lloyd e Norsul, sendo a primeira nova entrante no segmento de cabotagem após 20 anos. Seu objetivo é oferecer inovação e liberdade de escolha às empresas que utilizam a navegação costeira.

Atualmente, a companhia atende desde grandes embarcadores até empresas que iniciam a adoção do modal costeiro, com destaque para indústrias alimentícias, de construção e de bens de consumo.

O Brasil possui mais de oito mil quilômetros de costa, o que torna o transporte costeiro uma opção sustentável e eficiente, emitindo quatro vezes menos CO₂ que o modal rodoviário. A cabotagem contribui para aliviar as rodovias e impulsionar negócios de Norte a Sul do país.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados