Em uma hora de live, Meli entregou 41 mil pedidos e vendeu outros 85 mil
Ao final dos 60 minutos que durou a apresentação do Mercado Livre nesta quinta-feira, 2.9.2021, na Intermodal Xperience, quando mostrou a fantástica rede de informações que envolve o negócio, Leandro Bassoi, vice-presidente de Operações Logísticas, e André Gonzalez, gerente de Data Insights,informaram que naquele tempo foram efetuadas 85 mil novas compras, com outras 41 mil entregues em todo o País.
Isso, 18 meses depois da pandemia, que exigiu o planejamento rápido da capacidade de reação da complexa rede de comércio eletrônico da Mercado Livre – e que foi baseado na criação de tecnologias e estruturas internas de 4PL e 5PL, para gerir a malha que combina ativos próprios e de 3PLs
O Meli se utiliza de processo de separação do gigantesco mundo de informações que capta na plataforma, para identificar, em tempo real (com integração a sistema preditivo)até 78% de anomalias e desconformidades referentes aos pedidos.
Esse acúmulo exponencial de informações só gera ganho efetivo com a utilização de tecnologias, estruturas e processos para combinar, transformar e extrair ínsights’.
Traduzindo: foram criados dois conceitos, ou definições: 4PL e 5PL. O primeiro surgiu para empresas especializadas em gerir cadeias de suprimentos, freqüentemente sem ativos logísticos físicos. Já o 5PL foi criado para lidar com a transição de cadeia para a rede – a informação é utilizada para gerar ganho de eficiência e performance.
A rede logística da empresa, apesar de complexa, tem gestão eficiente para o que se chama internamente de decisão dinâmica, e isso depende de decisão e modelagem. Uma decisão rápida necessita monitorar 10 trilhões de combinações de serviços e caminhos
Foi por isso (velocidade de decisão compatível com os fluxos da rede logística),que nos 60 minutos que Leandro Bassoi e André Gonzalez falaram para as 5 mil pessoas que os acompanhavam, ocorreram 85 mil novas compras, 41 mil foram entregues nessa hora, além de o período de duração da fala registrar ainda 22 milhões de buscas no site da empresa.
Essa magnífica tecnologia faz a diferença também na ‘last mile’, principalmente na capacidade de suportar grande volumes. A economia em processos de última milha, além do aumento e automação da capacidade de roteirização, é de R$ 30 milhões.