Não cometa os mesmos erros de logística no Natal e em outras datas especiais
A tão esperada época de Black Friday, no ano de 2022, foi sinônimo de frustração para muitos empreendedores. Se para alguns a explicação da queda de vendas está nos jogos da Copa do Mundo, para outros os efeitos da pandemia e o recente período de eleições foram determinantes para o não cumprimento das metas. Um fator em comum, contudo, continuou a impedir maiores lucratividades em oportunidades de mercado como essa. Tratam-se dos problemas logísticos.
A consultora de implantação da e-Ship WMS, Daiane Silva Martins, aponta que nem todas as empresas preparam para datas especiais, nas quais as vendas sobem consideravelmente, isso se tratando de equipe e estrutura, seja física ou digital. “Se um desses pilares não estiver bem estruturado, a probabilidade de insucesso é grande. Dentro do processo de compra está inclusa a etapa da logística, que é tão importante quanto o preparo do pedido e todos esses quesitos influenciam na experiência do cliente.”
Muitas vezes, a etapa da logística acaba sendo negligenciada, com isso, os gestores dos armazéns sofrem com dificuldades básicas, fundamentais para que uma época atípica como a Black Friday, de expectativas de aumento de produção e vendas, possa ser aproveitada perfeitamente. As consequências se refletem em perda na lucratividade, e, até mesmo, na confiança dos consumidores à marca, por uma má experiência oferecida. “Um sistema de WMS robusto consegue auxiliar na análise do histórico e planejamento das demandas para ajuste dos recursos para atender os clientes no prazo definido. É pelo sistema de gerenciamento que se tem o total controle de estoque e gerenciamento da etapa operacional até que o pedido seja despachado. A partir do momento que esse controle existe e é confiável, toda operação se torna ágil e assertiva”, expõe.
Para ajudar a evitar esse cenário, é importante sempre ter controle de recebimento que permita a programação de entrada de itens no armazém, emissão de etiquetas e sugestões de endereçamento para armazenagem. “É fundamental para que a operação suporte o aumento de demandas de períodos especiais de venda”, explica Daiane. Se desprender de papéis também é um importante passo para garantir a conferência detalhada do inventário. A modernização do processo pode assegurar que não faltarão itens durante as épocas de promoção, quando as demandas costumam aumentar.
A consultora da e-Ship explica que é importante investir em meios que possibilitem o monitoramento em tempo real da operação inteira, como os dashboards personalizáveis, relatórios e avisos automáticos disponíveis ao alcance rápido dos gestores e dispositivos móveis. Em uma época de aumento de demandas, a comunicação entre colaboradores dentro do armazém ganha ainda mais valor. A chave para esse processo é contar com um sistema de mensageiro interno para membros da operação em tempo real, além de indicadores de processos e avisos automáticos em casos de falhas. Por isso é importante controlar o recebimento e conferir o andamento da etapa de expedição dos produtos, pois quanto mais automatizado for este processo, menores serão as falhas e maiores os lucros.
“A logística correta deve estar presente durante o ano todo, não apenas em datas especiais, pois é um dos pilares que sustenta todo o sucesso da empresa. Além disso, é essencial ter o controle da logística para que a entrega ao cliente seja totalmente satisfatória”, ressalta Daiane Silva Martins.
Fonte: TECLANDO WEB
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