Mulheres motoristas tornam-se Embaixadoras do Programa VIDA
A preocupação com a grande quantidade de acidentes ocorridos nas estradas brasileiras motivou a criação do Programa VIDA (Valorizando Indivíduos, Diminuindo Acidentes), uma iniciativa do Instituto Cuidando do Futuro (ICF) para educar motoristas diante dos impactos gerados por acidentes. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Pamcary convidou um grupo de mulheres motoristas profissionais e suas respectivas gerentes para serem homenageadas e receberem o certificado de Embaixadoras do Programa VIDA.
O grupo conheceu a Torre de Operações, o Instituto Cuidando do Futuro – que é um braço de responsabilidade social da Pamcary – e o Programa VIDA.
Maildes Soares, palestrante do Programa VIDA, explicou que o programa se resume em três pilares: educação, prevenção e aproximação e requalificação. “O pilar de educação compreende a transmissão de um robusto conteúdo de segurança segregado em vários módulos, visando ao desenvolvimento de um motorista socialmente responsável, transformando-o em um condutor cada vez mais seguro, competente e protetor. Algumas das convidadas, que já foram participantes do Programa VIDA, puderam atestar a importância dele”, diz Maildes.
Dados da Pamcary mostram que os acidentes totalizam 57% de todos os prejuízos envolvendo o transporte de cargas, por isso o programa vai ao encontro das iniciativas para a redução desse tipo de sinistro nas rodovias.
Participantes
O encontro contou com a participação de Luciene Oliveira, Cacilda Souza e Elaine Cristina Alves, da Tquim Transportes; Luzia Silva, Janaina Monteiro, Isabel Guandalini e Raquel Corrales, da Transportes Della Volpe; e Nayanne Semião, Aline Torquato e Margareth Santos, da DHL Supply Chain.
O dia começou com um café da manhã, no qual Regina Miranda, VP de Desenvolvimento Humano e presidente do Instituto Cuidando do Futuro (ICF), fez a abertura do evento e apresentou a Pamcary, o ICF e o Programa VIDA. Nesse momento, as motoristas foram introduzidas ao propósito do evento, que culminaria com o convite a se tornarem embaixadoras do Programa VIDA. Logo depois, as motoristas e as gerentes se apresentaram, contaram um pouco de sua história, seus sonhos, seus desafios e suas conquistas na profissão.
Ricardo Monteiro, diretor de Gerenciamento de Riscos e VP do ICF, também deu as boas-vindas ao grupo e ressaltou a importância da participação da força feminina no transporte rodoviário de cargas.
Marcelo Ferraz, gerente de Riscos, apresentou a estrutura da Torre de Operações, traduzindo o ecossistema tecnológico que envolve a operação e a gestão do transporte nas estradas e ressaltou a importância de as condutoras serem parte dessa rede de informações e estarem inseridas em um canal de comunicação constante.
Finalizando o encontro, as motoristas receberam o certificado de Embaixadoras do Programa VIDA.
Foto: Divulgação