EuroChem investe R$ 120 milhões no Norte e Nordeste para expandir logística e armazenamento
Movecta usa IA para reduzir acidentes com caminhões
Empresa adota tecnologias avançadas para monitorar motoristas e diminuir riscos de acidentes em suas operações.
A Movecta, especializada em logística integrada no Brasil, está utilizando inteligência artificial e outras tecnologias embarcadas nas cabines dos motoristas para reduzir os acidentes com caminhões. A iniciativa, que faz parte de um projeto experimental na unidade de Lages (SC), visa eliminar as ocorrências no trânsito e aumentar a segurança.
O sistema combina telemetria e IA para monitorar o comportamento dos motoristas, identificando ações inadequadas como falta de uso do cinto de segurança, alimentação, uso de celular e fumar ao volante. “As câmeras capturam esses comportamentos, gravam alguns segundos, alertam o motorista e enviam a informação para uma central. A equipe de Segurança da Movecta então atua com reeducação e treinamentos”, explica Rogério Fernandes Costa, gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa.
Desde a implementação do projeto, em janeiro deste ano, a empresa notou uma redução expressiva nos indicadores de segurança. O número de comportamentos inadequados por viagem caiu de 0,12 em janeiro para 0,06 em agosto, uma redução de 50%.
O programa não apenas diminui os riscos de acidentes, como também preserva vidas, reduz prejuízos financeiros com cargas danificadas e melhora a gestão da frota. “Além da segurança, ele impacta positivamente na padronização de processos e no gerenciamento em tempo real”, acrescenta Rogério. A Movecta planeja expandir o programa para outras unidades nos próximos meses.
Foto: Freepik