Horse apresenta sistema de powertrain de baixa emissão na Fenatran
Michelin Connected Fleet lança soluções de mobilidade na Fenatran 2024
Marca aposta em tecnologia para segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte rodoviário.
A Michelin Connected Fleet, unidade do Grupo Michelin especializada em serviços para frotas conectadas, apresenta na Fenatran 2024 suas mais recentes soluções em inteligência de mobilidade. O foco é oferecer insights detalhados para otimizar o desempenho dos veículos e a gestão de rotas, com o objetivo de reduzir acidentes e integrar tecnologias de inteligência artificial para tomada de decisões em tempo real.
“Queremos construir um legado de zero acidentes, zero emissões e máxima eficiência. O futuro do transporte passa pela utilização de dados para decisões mais inteligentes, transformando a mobilidade e fortalecendo a segurança e a sustentabilidade”, destaca Lucas Mendes, CEO da Michelin Connected Fleet Powered by Sascar. A empresa já auxilia clientes a reduzirem emissões de CO₂, o equivalente ao plantio de milhões de árvores, além de melhorar a produtividade ao retirar milhares de caminhões das estradas.
Entre os lançamentos, destaca-se a integração de “Insights as a Service”, um serviço para facilitar o acesso a dados estratégicos em tempo real. Com ele, os motoristas obtêm ferramentas para decisões instantâneas, enquanto gestores monitoram rotas e condições operacionais. A solução inclui tablets e câmeras inteligentes, conectados a aplicativos para treinamento e checklist dos motoristas, promovendo uma gestão de frotas mais eficiente e segura.
Os novos dispositivos como Smart Tablets e Smart Cameras oferecem um sistema centralizado de informações e alertas, melhorando a navegabilidade e a segurança do condutor. Os motoristas têm acesso a mensagens de voz em tempo real e alertas visuais e sonoros em situações de risco, o que possibilita rápida reação e monitoramento completo pelo gestor da frota.
A Michelin Connected Fleet também fortalece suas parcerias com montadoras. A partir de 2025, caminhões Scania sairão de fábrica com tecnologias da Sascar, além dos veículos Mercedes-Benz, que já utilizam a solução desde 2021. Essas parcerias reforçam a proposta da Michelin em oferecer soluções personalizadas que atendam às demandas de eficiência, segurança e sustentabilidade dos frotistas.
Para a Michelin, a tecnologia em mobilidade traz impacto positivo em até 30 mil novos veículos por ano, ampliando a conectividade no transporte e gerando soluções para um ecossistema mais seguro e sustentável.
Foto: Divulgação