Levu Air Cargo estreia primeiro A321 convertido da América Latina
Mercosul Line nomeia Gustavo Paschoa como CEO
Paschoa traz 25 anos de experiência e aposta na cabotagem como estratégia sustentável para a logística brasileira.
A Mercosul Line, empresa brasileira de navegação do Grupo CMA CGM, anunciou Gustavo Paschoa como seu novo CEO. Com ampla experiência de mais de 25 anos em navegação e logística, Paschoa assume a posição com o objetivo de promover a expansão do uso da cabotagem no Brasil, destacando sua eficiência e sustentabilidade como modal estratégico de transporte.
Paschoa ressaltou que a cabotagem representa apenas 3% da matriz de transporte do país, embora seja até quatro vezes mais eficiente em emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação ao modal rodoviário. “O Brasil é um país continental que não aproveita plenamente seu litoral para movimentar cargas. Aumentar o uso da cabotagem é essencial para descarbonizar nossas operações e melhorar a competitividade logística do país”, destacou. Ele também apontou a segurança do modal, com uma taxa de acidentes até dez vezes menor em comparação a outros meios de transporte.
O Grupo CMA CGM, controlador da Mercosul Line, tem sido pioneiro no uso de combustíveis alternativos, como biometano, biometanol e combustíveis sintéticos. A empresa investiu na encomenda de 131 embarcações projetadas para operar com energias de baixo carbono, que devem entrar em operação até 2028. Além disso, o grupo trabalha em parceria com fornecedores de energia para estruturar cadeias de produção e abastecimento desses combustíveis.
A Mercosul Line é uma empresa brasileira de navegação dedicada ao transporte de cargas via cabotagem, integrando diferentes pontos do país e contribuindo para a otimização das cadeias logísticas com menor impacto ambiental.
Foto: Divulgação