Veja como funcionará a cobrança de pedágio free flow na Via Dutra
Mercado Livre e Amazon apostam em vans elétricas na Black Friday
Uso de veículos sustentáveis foi decisivo para impulsionar a logística e reduzir custos no e-commerce brasileiro.
O e-commerce brasileiro movimentou R$ 9,38 bilhões durante a Black Friday de 2024, um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Confi.Neotrust. Entre os fatores que contribuíram para o resultado, o uso de vans elétricas por gigantes como Mercado Livre e Amazon se destacou como diferencial estratégico.
Os veículos, fornecidos pela Arrow Mobility, única fabricante de vans 100% elétricas no Brasil, foram utilizados entre 28 de novembro e 1º de dezembro. A alta capacidade de carga e a agilidade operacional das vans contribuíram para atender ao aumento da demanda e oferecer custos competitivos. “As vans da Arrow Mobility são projetadas para maximizar a produtividade, especialmente em datas como a Black Friday, onde a velocidade e o custo são determinantes”, afirmou Nestor Felpi, membro do Conselho de Gestão da Arrow Mobility.
O setor de eletrodomésticos, um dos mais procurados durante a Black Friday, exemplifica o impacto dessas inovações logísticas. Segundo o Google, os eletrodomésticos estiveram no top 3 de produtos mais buscados entre 18h e 00h do dia 28. As vendas no segmento cresceram 30% entre janeiro e agosto de 2024, de acordo com a Eletros. As vans elétricas, com maior área de carga e sistemas que otimizam a organização, atenderam às necessidades específicas desse mercado, permitindo uma operação mais eficiente.
Outro destaque foi o comportamento dos consumidores, que aproveitaram as promoções durante todo o fim de semana. A Confi.Neotrust identificou picos de vendas no sábado e domingo, ampliando o impacto logístico. “A Black Friday deste ano confirmou a importância de alternativas inovadoras e sustentáveis para lidar com os picos de demanda. As vans elétricas são a solução para algumas das principais dores do mercado”, concluiu Felpi.
Foto: Divulgação