Mercado Livre amplia frota de veículos elétricos para entregas no Brasil
Iniciativa busca reduzir impacto ambiental nas operações de logística, com aumento de 30% nos veículos elétricos no país em relação ao ano anterior
Durante a pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico no Brasil cresceu consideravelmente, movimentando cerca de R$ 450 bilhões entre 2019 e 2022, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Esse aumento impulsionou as empresas de entrega a expandirem suas operações, com foco em atender a alta demanda.
Uma das principais iniciativas do Mercado Livre, empresa especializada em comércio eletrônico na América Latina, foi aumentar sua frota de veículos elétricos para diminuir a emissão de CO2 nas operações logísticas. Atualmente, a companhia conta com 2.800 veículos desse tipo na região, sendo 1.346 no Brasil, o que representa um aumento de 30% em relação a 2023.
Além dos veículos elétricos, a empresa também utiliza caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano. Essas estratégias fazem parte de um investimento de US$ 400 milhões, que inclui diversos projetos de sustentabilidade na América Latina até 2024.
Segundo Frederico Rezeck, diretor sênior de transportes do Mercado Livre, a empresa também busca novas soluções de logística de baixo carbono, como a parceria com a plataforma Newlab, que está desenvolvendo iniciativas de mobilidade sustentável em diversos países da região.
O Mercado Livre também investe em fontes de energia limpa, como solar e eólica, para viabilizar a transição energética no Brasil, aproveitando o potencial do país em energias renováveis.
Fonte: Estadão
Foto: Divulgação