Marcelo Rodrigues é eleito novo presidente do Setcesp
Empresário atuará no triênio 2025-2027, sucedendo Adriano Depentor na liderança do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) elegeu o empresário Marcelo Rodrigues como novo presidente da entidade. Rodrigues, que atuava como vice-presidente, tomará posse em 1º de janeiro de 2025, substituindo Adriano Depentor, presidente desde 2022. Essa será a 18ª presidência do Setcesp, responsável pela representação de mais de 38.000 transportadoras na Grande São Paulo.
Com mais de 30 anos de experiência no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), Rodrigues possui extenso histórico de participação em entidades do setor. Ele já foi diretor financeiro da NTC&Logística e ocupa atualmente uma cadeira no Conselho Fiscal da FETCESP. É também fundador da MR Express Transportes. Sua atuação nas entidades empresariais reflete seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização do setor de transporte.
O novo presidente atribui sua trajetória no Setcesp ao curso de gerenciamento de transporte que realizou em 2001, em parceria com o SEST SENAT, e que o motivou a engajar-se nas atividades da entidade. Em 2005, ao integrar a Comissão de Jovens Empresários e Executivos – COMJOVEM, Rodrigues ganhou conhecimento sobre a política interna do setor, sendo posteriormente convidado pelo ex-presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, para sucedê-lo na diretoria financeira.
Segundo Rodrigues, seu foco na nova gestão será intensificar o diálogo com órgãos públicos para enfrentar os desafios do setor. “Uma boa conversa com políticos pode ser decisiva para solucionar problemas. Porém, as complexidades serão trabalhadas com técnica e conhecimento de causa”, afirma. Rodrigues pretende também priorizar ações pragmáticas e urgentes para os transportadores.
Fundado em 1936, o Setcesp representa o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) na rota São Paulo-Santos e hoje é o maior sindicato patronal da América Latina, oferecendo suporte técnico e infraestrutura para as transportadoras associadas. A entidade atua em questões operacionais, legislativas e de segurança para promover o desenvolvimento do setor.
Foto: Divulgação