LOTS Group lança programa para formar mulheres motoristas
Parceria com SEST SENAT oferece formação gratuita para mulheres com CNH categoria “E” e visa aumentar a participação feminina no setor de transporte.
A LOTS Group, empresa de otimização de fluxos logísticos do grupo Scania, em colaboração com o SEST SENAT, está promovendo a primeira edição do programa “Elas no Volante” em Goiás. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 12 de agosto.
O programa é voltado para mulheres com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “E” que desejam atuar como motoristas de caminhão. Para participar, as candidatas devem ter mais de 21 anos, residir na região onde o curso será ministrado, possuir CNH na categoria “E” e ser alfabetizadas. O curso terá uma duração de 20 dias, totalizando 107 horas de aulas teóricas e práticas, com início previsto para setembro de 2024, na sede do SEST SENAT em Rio Verde.
Monique Bitencourt, coordenadora de Recursos Humanos das Operações Agro na região de Goiás e Minas Gerais, destacou que o programa busca promover a igualdade de gênero no setor de transportes, capacitando mulheres para preencher vagas em um setor ainda predominantemente masculino. Atualmente, apenas 17% dos profissionais do transporte são mulheres, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito.
O programa já foi implementado em outras regiões, como São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, Três Lagoas e Resende, onde a empresa estabeleceu uma equipe composta exclusivamente por motoristas mulheres. Em Resende, a LOTS Group também introduziu veículos 100% elétricos para o uso das motoristas treinadas.
Foto: Divulgação