Logística entre os cargos mais bem remunerados, revela pesquisa internacional
Logística, junto com as áreas de seguros, secretariado, tecnologia da informação, recursos humanos, marketing, jurídica, saúde, financeira, agro, engenharia e bancária estão entre os setores melhor remunerados, segundo pesquisa realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup.
De acordo com o Estudo de Remuneração Michael Page 2023, 12 de 15 segmentos () figuraram entre os contemplados, num período marcado pela leve recuperação da economia e arrefecimento da pandemia.
O levantamento revela ganho real salarial em 72% dos cargos avaliados, enquanto 17% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 11% das posições.
Dos 903 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram: coordenador de PO (Project Owner) em fintechs com 55,2%; analista sistemas júnior, com 43% de alta e desenvolvedor, com 39% (Tecnologia).
“A economia voltou a se recuperar em 2022, depois de ter colecionado resultados abaixo do esperado em função de dois anos da pandemia. Essa retomada, ajudou na volta da confiança das empresas, gerando mais empregos e renda. O estudo nos traz claramente esse panorama, apontando ganhos reais salariais na grande maioria dos setores que monitoramos constantemente. Em contrapartida, segmentos como vendas, varejo e imobiliários viveram um cenário um pouco mais difícil, mostrando que a recuperação da renda ainda tem um caminho a ser trilhado. Mas o grande aprendizado nesse período é como o trabalho remoto transformou a vida das organizações, trazendo novos desafio aos gestores na atração e retenção de talentos”, explica Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou no ano passado 20 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 903 cargos em 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
12 de 15 setores estão com remunerações em alta
A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial, segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2023. Estão nesta lista os segmentos engenharia, logística, marketing, agro, tecnologia da informação, jurídico, saúde, financeiro, seguros, bancos e serviços financeiros, recursos humanos, secretariado. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram: imobiliário, varejo e vendas.
Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:
Em alta
- Logística – 80% dos cargos tiveram aumento
- Seguros – 100% dos cargos tiveram aumento
- Jurídico – 100% dos cargos tiveram aumento
- Saúde – 100% dos cargos tiveram aumento
- Agro – 100% dos cargos tiveram aumento
- Bancário – 94% dos cargos tiveram aumento
- RH – 86% dos cargos tiveram aumento
- Secretarial – 84% dos cargos tiveram aumento
- Engenharia – 78% dos cargos tiveram aumento
- TI – 68% dos cargos tiveram aumento
- Financeiro – 58% dos cargos tiveram aumento
- Marketing – 48% dos cargos tiveram aumento
Estável
- Imobiliário – 51% dos cargos tiveram aumento
- Varejo – 39% dos cargos tiveram aumento
- Vendas – 38% dos cargos tiveram aumento
Remuneração por áreas
Logística
O ano foi aquecido para o segmento logístico, com recorde de vendas de caminhões, investimentos em centros de distribuição e uma atuação mais estratégica com foco em planejamento e em melhorar a experiência do cliente. A pandemia trouxe uma série de aprendizados, fazendo com que as áreas saíssem do papel de suporte para fazer parte da estratégia com mais visão do negócio e de longo prazo. Posições de vendas, compras e outras áreas correlatas precisaram pensar em diminuir custos, aumentar receita e entregar com eficiência.
“O ano de 2022 foi aquecido para operações e supply chain, com recorde de vendas de caminhões, investimentos em centros de distribuição e uma atuação mais estratégica com foco em planejamento e em melhorar a experiência do cliente. Para 2023, a posição de compras será fundamental dentro da operação otimizada da empresa. Por conta da alta demanda que movimenta o mercado, abrem-se oportunidades para novas empresas e fornecedores locais. Práticas de ESG são cruciais para toda a cadeia de suprimentos. Aspectos ecológicos, diversidade e cultura estão no radar de gerentes e diretores. Tecnologia também é um tema transversal nas companhias, olhando para metrificação e eficiência de ativos, digitalização de contratos, segurança da informação e decisões baseadas em dados.”, conta Rodrigo Videira, gerente executivo da Michael Page.
Remuneração |
Média |
Cargos que tiveram aumento |
80% |
Cargos que tiveram estabilidade |
11% |
Cargos que tiveram queda |
9% |
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais
- Gerente de transportes: 30% de aumento
- Comprador de Produtivos: 37% de aumento
Cargo com maior queda salarial
- Diretor de Logística: – 16% de redução
Foto: Freepik