Logística brasileira enfrenta enorme carência de profissionais, afirma presidente da Abralog
Escolhido como tema final dos dois dias de apresentação do evento Logística do Futuro, nesta quarta-feira, 14.9.2022, o “Profissional de Logística do Futuro” acabou jogando luz, também, sobre o momento atual. “Existe uma carência enorme, quando o assunto é o profissional na logística brasileira, em todos os níveis”, adiantou Pedro Moreira, presidente da Abralog, que moderou o painel de encerramento do encontro organizado pela revista Mundo Logística e pela empresa Scambo Logística.
Para um auditório lotado, Moreira, que já havia conduzido dois painéis, até antecipou alguns dados de pesquisa realizada entre a Associação Brasileira de Logística, e sua similar francesa, a Afilog, em que o problema foi avaliado. (Hoje, a falta de mão de obra qualificada é alta. Foi sentida por 83% dos respondentes no Brasil, e 91% na França. Já a não-qualificada, apesar de expressiva, é menor — 36% no Brasil e 50% na França). Veja mais sobre a pesquisa, aqui. https://www.abralog.com.br/noticias/divulgados-em-live-resultados-da-pesquisa-abralog-e-afilog-da-franca/
Com a mesma opinião, Dina Carvalho, Diretora de Gente & Gestão e Sustentabilidade, da Sequoia Soluções Logísticas, destacou que o segmento passa por processos disruptivos, e o mercado, infelizmente, tem grande déficit na formação de pessoas qualificadas. “As competências exigidas pelo mercado não são ensinadas nas universidades. Portanto, a empresa tem a missão de incentivar ensinamentos, e apostamos forte nisso”. A Sequoia criou sua Academia de Ensino em 2018, para qualificar profissionais que não chegam preparados para o mercado, após a faculdade.
Carolina Cabral, diretora do Instituto Robert Half, fez uma alerta: no último ano, por conta da pandemia, o profissional de logística enfrentou muitos avanços no setor, e o trabalho em equipe, além do conhecimento técnico, precisa ser “semeado” cada vez mais entre as pessoas.
Um dos principais players do e-commerce também contribuiu com a sua experiência. Suelen Bellinassi, Fulfillment Manager do Mercado Livre, disse que a empresa cresceu de forma avassaladora no segmento, e nos últimos meses contratou 8 mil pessoas somente para o segmento de fulfillment. “Nas novas contratações que realizamos buscamos um diferencial, profissionais que estejam em sintonia com a cultura de inovação e crescimento da empresa, o que exige conhecimento em processos e estratégias para atingir as nossas metas de desempenho”.
Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura, Fundação Dom Cabral, disse que logística não é custo. Logística é um diferencial de mercado para que o consumidor tenha acesso a mercadoria, com excelência de entrega e distribuição. Pensando no futuro, disse: “Profissional de logística que entende que a logística é somente custo, ficará no passado. É preciso ter centralidade no cliente, entre operação e entrega de valor, e para isso, as soluções tecnológicas são indispensáveis para a qualidade da operação. Comercial e Logística precisam estar e caminhar em sintonia”.