Empresa implementa Agência 2.0 com novas tecnologias e processos para aumentar eficiência na entrega de encomendas.
A Loggi, empresa de entregas, testou um novo modelo operacional, chamado Agência 2.0, para otimizar a última milha – a etapa final da entrega de um produto ao cliente. Utilizando novas tecnologias e equipamentos, a empresa também revisou processos com base na metodologia Lean.
O projeto-piloto foi implementado na agência da Loggi na Mooca, São Paulo, escolhida por sua localização central e alto volume de pacotes. Em seis meses de testes, a equipe de mais de 50 funcionários desenvolveu novas formas de operação.
Com o uso de inteligência artificial e machine learning, a Loggi reorganizou as rotas de entrega, passando de 20 para 50 regiões de atuação. Isso resultou em uma redução de 18 mil quilômetros percorridos e uma estimativa de diminuição de 5 mil toneladas de CO2 emitidas nos primeiros seis meses.
A adoção da metodologia Lean permitiu a automatização de processos, como a padronização e gestão de rotinas e a instalação de um sistema de esteira eletromecânica, aumentando a capacidade de processamento de pacotes de 7 mil para 20 mil por dia.
Com os resultados positivos, a Loggi planeja replicar o modelo Agência 2.0 em outras unidades na região metropolitana de São Paulo, visando a preparação para a Black Friday.