Fórum INTRA-LOG debate tendências da intralogística e automação
Locação de frota cresce 39% em 2023, aponta ABLA
Empresas de logística e transporte veem mais vantagens na locação de frota em vez de manter veículos próprios, tendência que segue forte no Brasil.
As locadoras de caminhões registraram um crescimento significativo em 2023, com o emplacamento de 10.211 unidades, um aumento de 39% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
O Grupo Emtel, especializado em locação de frota, observa que a participação de veículos pesados para locação deve continuar aumentando no Brasil, refletindo uma mudança nas estratégias empresariais. Segundo ele, a preferência por locação de frota tem se mostrado vantajosa, com benefícios fiscais e redução de custos de manutenção, especialmente nos setores de logística e transporte.
Miranda destaca seis principais fatores que impulsionam a aceitação do serviço no mercado brasileiro: flexibilidade econômica, que permite evitar grandes despesas de capital; gestão eficiente de manutenção; renovação constante da frota; vantagens fiscais; agilidade na resposta a mudanças de mercado; e garantia de disponibilidade e conveniência dos veículos.
Atualmente, o Grupo Emtel possui um portfólio com mais de 5.000 veículos locados e uma base de 300 clientes ativos. A expectativa é de um aumento de 25% na locação de frota até o final do ano, com foco nos setores de logística e transporte. A Emtel também oferece uma diversidade de veículos, incluindo caminhões, máquinas agrícolas, modelos elétricos e veículos leves, com uma gestão de frota que abrange manutenção preventiva e telemetria.
Foto: Divulgação