Ciente do seu impacto nas comunidades em que atua, a JSL, empresa com o maior portfólio logístico do Brasil, está levando seu programa de educação no trânsito – o projeto “Pequenos na Direção” – a alunos de escolas próximas de rotas da operação de transporte de madeira, na região de Belo Oriente (MG).
Com o objetivo de conscientizar sobre a segurança no trânsito e evitar acidentes, o projeto é voltado para crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos que moram na zona rural, próximo das estradas onde circulam os veículos tritrem e rodotrem da JSL. Em junho, o projeto atendeu 110 alunos de escolas municipais de Rio Vermelho e Martelândia, no interior de Minas Gerais. A próxima cidade será Peçanha, na mesma região.
As atividades incluem palestras, distribuição de camisetas e gibis, pista educativa e atividades artísticas. “O projeto é bastante lúdico e aborda temas voltados à educação no trânsito, ensinando aos alunos como se comportar durante a passagem de um grande veículo. Eles aprendem a atravessar a rua da maneira correta e também sobre os pontos cegos dos caminhões, bem como ter cuidado ao andar de bicicleta e passar atrás de uma carreta”, explica o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do agronegócio da JSL, Gilcilei Fernandes. Ele destaca que as crianças têm a oportunidade de conhecer os caminhões e interagir com os motoristas por meio de desenhos e mensagens.
O projeto “Pequenos na Direção” foi desenvolvido pelo Instituto Julio Simões em 2013 e, desde então, já passou por escolas em cidades como Eunápolis (BA), Aracruz (ES) e Belo Oriente. “Como a segurança é um valor tanto para a JSL quanto para o cliente, nosso objetivo é alcançar 300 crianças nessa região”, completa Gilcilei Fernandes.
Foto: Divulgação