IPVA 2025: opções para reduzir impacto na gestão de frotas

Sem Parar Empresas permite parcelamento do imposto em até 12 vezes no cartão de crédito, ampliando alternativas para gestores de frotas.
O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma prioridade anual para empresas que gerenciam frotas no Brasil. O tributo estadual, obrigatório para veículos terrestres, é calculado com base no valor venal e possui alíquotas definidas por cada Estado.
Para facilitar a rotina dos gestores e aumentar a eficiência nas operações, a Sem Parar Empresas lançou uma solução que amplia as opções de pagamento do imposto. Agora, é possível pagar o IPVA via boleto, PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito.
“O impacto do IPVA vai além de uma obrigação fiscal, interferindo diretamente no orçamento operacional de caminhoneiros autônomos e empresas. Nosso objetivo é dar suporte à gestão de veículos corporativos, reduzindo burocracias e otimizando recursos financeiros”, afirma Bruno Portnoi, Chief Marketing Officer (CMO) da Sem Parar Empresas.
Além do IPVA, a nova solução permite a quitação digital de multas e licenciamento. Diferente do Detran-SP, que parcela o imposto em até cinco vezes com limite de R$ 222,12, o serviço da Sem Parar Empresas permite dividir o pagamento em até 12 vezes, sem limite de valor.
Em 2023, a arrecadação do IPVA no Brasil atingiu R$ 81,02 bilhões, um aumento de 23,6% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). “Facilitamos o pagamento, eliminando a necessidade de deslocamentos a lotéricas ou bancos, além de evitar custos com despachantes. Todo o processo é digital”, reforça Portnoi.
O pagamento do IPVA é essencial para garantir o licenciamento anual, obrigatório mesmo para veículos isentos do tributo. Empresas que não quitam o imposto estão sujeitas a multas, apreensão de veículos e bloqueios administrativos, impactando suas operações.
Foto: Freepik