Tecmar participa de simulado de emergência na Régis Bittencourt
Investimentos em obras de infraestrutura nas ferrovias
O Brasil se encontra em um momento crucial para o desenvolvimento de sua infraestrutura ferroviária. Após décadas de projetos paralisados e desafios de regulação, o cenário começa a mudar. O governo federal, por meio de iniciativas do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou um plano ambicioso para a concessão de 2.400 km de ferrovias, abrangendo trechos estratégicos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), conforme abordado em matéria da Folha de S. Paulo. Além disso, medidas como a recuperação de 11,1 mil km de trilhos abandonados e a modernização do marco regulatório buscam destravar o potencial logístico do país, de acordo com a ANTT.
Tais iniciativas evidenciam a necessidade de diversificar o transporte de cargas, ainda fortemente dependente das rodovias, e atender à crescente demanda logística de setores como agronegócio, mineração e exportação. Ao mesmo tempo, obras emblemáticas, como a retomada do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul e os avanços na Fiol, marcam um momento de transição no setor ferroviário, como destacado em comunicados do governo federal e nas discussões setoriais promovidas pela ANTT.
Transformar projetos ferroviários em realidade no Brasil exige mais do que vontade política e investimentos financeiros. A execução dessas obras enfrenta desafios técnicos, operacionais e ambientais significativos, que demandam a atuação de construtoras altamente especializadas. Entre os principais obstáculos estão a escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de atender a rigorosas normas ambientais e de segurança, o que torna o cenário ainda mais desafiador. É nesse cenário que empresas com sólida experiência ganham destaque, e a SEEL Engenharia é um exemplo claro disso.
Com mais de 30 anos de atuação, a SEEL Engenharia reúne um histórico robusto em projetos ferroviários complexos. Entre 2014 e 2024, a empresa esteve à frente de mais de 100 frentes de serviço, distribuídas por regiões como a Zona da Mata mineira, Sul fluminense, Serra do Mar em São Paulo, Sul do Brasil e Pará. Essas experiências consolidaram a SEEL como parceira estratégica de grandes concessionárias, como MRS e Rumo.
A empresa oferece um amplo portfólio de serviços que incluem implantação de pátios e peras ferroviárias, substituição e reforço de OAEs (Obras de Arte Especiais), além de contenção de taludes e encostas. Recentemente, a SEEL concluiu uma ponte de concreto armado e uma passarela metálica em Barra do Piraí, desobstruindo o tráfego em um cruzamento ferroviário estratégico, um exemplo claro de sua capacidade técnica e impacto positivo na mobilidade urbana.
O compromisso da SEEL Engenharia com a inovação é outro diferencial que a posiciona como protagonista no setor. A empresa investe em tecnologias avançadas, como o Building Information Modeling (BIM) e aplicativos que otimizam o planejamento e a execução de obras, garantindo maior eficiência e controle de custos. Além disso, possui equipamentos automatizados, minimizando os impactos da escassez de mão de obra e aumentando a produtividade e a qualidade das entregas.
Tudo isso prova que a empresa está preparada para atender às demandas de expansão da malha ferroviária nacional, contribuindo para a integração logística e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
O desafio de modernizar e ampliar a malha ferroviária brasileira é imenso, mas também repleto de oportunidades. À medida que os investimentos no setor ganham tração, o futuro das ferrovias no Brasil se desenha mais promissor e conectado.
Foto: SEEL Engenharia