O SETCERGS pede urgência na reconstrução da ponte sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, devido aos danos severos que afetam transportadores e a economia local.
A interdição da ponte da BR-116, localizada no km 174, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, está causando sérios desafios logísticos e econômicos na Serra Gaúcha. A ponte, fechada desde 12 de maio por danos severos em um dos pilares, foi implodida no final de julho para permitir sua reconstrução.
A situação tem obrigado transportadores a utilizarem um desvio de 80 km via São Sebastião do Caí, gerando congestionamentos e prejuízos consideráveis. A diretora Efetiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), Betina Kopper, destacou o impacto direto sobre o transporte de produtos como leite e calçados, além do impacto no turismo e na rotina dos moradores locais.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê a conclusão da nova ponte até fevereiro de 2025, mas a ausência de uma ponte provisória metálica, que foi cancelada, tem agravado a situação. O DNIT está investindo R$ 31 milhões na obra, embora o alto nível do rio esteja atrasando o progresso.