IA integrada ao TMS e WMS aprimora a gestão logística das empresas
Há alguns anos, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um projeto utópico e passou a ser uma solução para diversos setores. Segundo o estudo recente da Deloitte, 70% das empresas brasileiras pretendem investir na tecnologia em 2023, enquanto 20% declaram que já usam a AI no dia a dia. No setor logístico, a AI pode monitorar o desempenho dos funcionários em tempo real, coletar dados sobre a velocidade de separação de produtos, ociosidade e ranquear os operadores de acordo com a sua produtividade.
“A inteligência artificial também promove melhorias no gerenciamento de estoque, analisando dados sobre vendas, sazonalidade e histórico de estoque para prever a demanda futura e evitar a falta ou excesso de produtos em armazéns. Além disso, otimizar as rotas de transporte, reduzindo o tempo de viagem, a quantidade de veículos e os custos com combustível”, comenta Anderson Benetti, Head de Produto da Senior Sistemas.
A Senior Sistemas é pioneira em incorporar AI nos sistemas TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System), para gerar insights e análises em tempo real.
Segundo Benetti, o TMS e o WMS são cada vez mais usados para analisar grandes volumes de dados, podendo otimizar o roteamento, prever demanda, gerenciar inventário e programar manutenção. “Chatbots, são aplicados nesses sistemas para melhorar a interação com os usuários e permitir uma comunicação natural e eficiente”, comenta.
Para Benetti, a inteligência artificial é um grande suporte para que a tomada de decisão seja assertiva e baseada em informações concretas, deixando de ser subjetiva.
“Com os avanços recentes do setor, se estabelece um novo momento para o uso da IA, dada a facilidade para implementar a tecnologia e sua capacidade de análise de contexto e cenário. No final do processo, quem decide sempre é o gestor, e não a máquina”, finaliza.
Foto: Divulgação